Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Tibete: Lalu, o "pulmão de Lhasa"

 

O pantanal de Lalu, cujo nome tibetano significa grande pântano de junco, é a elevação mais alta do mundo e o maior pântano natural do interior urbano da China.

Coberto em 95% por vegetação, é um banco de genes biológicos raro. Nos 12,2 quilômetros quadrados de área, existem 332 espécies de plantas superiores, 43 espécies de animais selvagens terrestres, 152 espécies de animais selvagens aquáticos e 101 espécies de insetos.

A presença desta vasta área úmida, aumenta a capacidade de suprimento de oxigênio da área urbana de Lhasa, melhorando o ambiente de deficiência de oxigênio do planalto. Ele é conhecido por "pulmão de Lhasa".

O bom ambiente ecológico atual do Pantanal de Lalu tem beneficiado de anos de contínua restauração e proteção. Desde 2001, o estado implementou sucessivamente a primeira, segunda e terceira fases da Reserva do Pantanal de Lalu, as quais envolveram a construção de cercas e tanques de areia, a restauração de pantanais arenosos, a expansão de zonas ecológicas, o patrulhamento de áreas centrais, construção de trilhas, entre outras medidas.



Em 2008, a fim de proteger ainda mais as áreas úmidas, a Administração da Reserva Natural Nacional das Terras Húmidas de Lalu foi estabelecida. Desde a degradação inicial das funções do pântano e destruição pelo homem até a restauração e proteção eficazes, o ambiente ecológico do pântano de Lalu sofreu mudanças tremendas nos últimos dez anos.

Liang Jianyu afirmou que, após a restauração e proteção, a área de água úmida da Reserva Natural Nacional do Pantanal de Lalu aumentou acentuadamente - o nível médio da água aumentou 3 cm e a área de água foi expandida em um terço em comparação com o estabelecimento inicial da reserva. As principais populações de animais e plantas e recursos biológicos foram restauradas e fomentadas. Em 2019, o número de aves migratórias durante o inverno cresceu para mais de 15.000 de 6 espécies, e mais de 7.000 de 21 espécies de aves de pântanos habitam ao longo do ano.

Em abril deste ano, o Lalu abriu oficialmente suas portas para o mundo exterior. Liang Jianyu disse que espera compartilhar os resultados da proteção das zonas úmidas com as pessoas.

Fonte: Diário do Povo Online

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário