Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Guilin, onde arte e natureza se encontram na China

Cidade no sudeste chinês se destaca pela paisagem, pontuada de montanhas.

Resultado de imagem para guilin - china

GUILIN - Um dos destinos mais procurados pelos chineses e turistas internacionais, e que tem atraído grandes redes hoteleiras globais, é Guilin, no sul do país, cuja paisagem exuberante e idílica serve, há séculos, de fonte de inspiração para poetas e pintores.


Resultado de imagem para guilin china wallpaperMas é na área rural que cerca a cidade, localizada na província de Guangxi, que é possível viver a experiência de uma “Ásia profunda”, em meio a arrozais, pequenas vilas, picos rochosos cobertos de densa vegetação e o lendário Rio Li. A área urbana, menos poluída que a maioria das médias e grandes cidades chinesas, reúne uma população na casa de um milhão de habitantes e oferece várias atrações, centros de compras, museus de arte antiga e contemporânea, e bons serviços para os turistas.

Guilin tem mais de dois mil anos de fundação. Inicialmente, era base estratégica de defesa do sul para o interior. A cidade cresceu entre rochas escarpadas e canais construídos ao longo de três dinastias (Tang, Ming e Qing), e tornou-se ponto de refúgio dos poderosos.

Resultado de imagem para guilin china

Uma das atrações mais visitadas da cidade é o Palácio do Príncipe de Jinjiang, cercado por uma muralha e construído nos mesmos moldes da Cidade Proibida, em Pequim. Na área do palácio, o turista tem acesso ao Duxiu Feng, pico com mais de 200 metros de altura e de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Resultado de imagem para guilin china

Resultado de imagem para guilin china
Ainda na área urbana, vale uma visita aos lagos Shan e Rong, construídos para servir de fosso em torno de muralhas Ming. Ali, há um ícone da cidade: dois“pagodes gêmeos” (Riming Shuang Ta), com 40 metros de altura, erguidos em estilo antigo clássico chinês.

A geologia do lugar gerou várias atrações turísticas em Guilin, com destaque para a gruta Ludi Yan, situada a pouca distância do centro da cidade. O acesso à gruta é feito por túneis largos e extensos. Lá dentro, é possível ver belas e inusitadas formações rochosas, muitas delas iluminadas por lâmpadas coloridas.

Resultado de imagem para guilin china


Mas é a travessia do Rio Li, entre Guilin e o povoado de Yangshuo, a atração principal da região. 



O Rio Li é calmíssimo, com águas muito limpas — toda a região faz parte de área de preservação natural e histórica protegida pelo governo). A paisagem em suas margens é sempre exuberante, com uma sequência quase infinita de picos escarpados cobertos de verde. Uma festa para fotógrafos amadores ou profissionais.


Resultado de imagem para guilin chinaNas margens, aos poucos surgem pequenos e antigos povoados típicos das áreas rurais do sul asiático, famílias de agricultores colhendo arroz e vastidões de bambuzais, numa visão idílica e poética refletida em várias obras de escritores e pintores locais.

Não é à toa que a paisagem do Rio Li ilustra as cédulas de 20 yuans, a moeda chinesa. Um dos pontos altos do passeio é assistir a pescadores locais em suas pequenas e típicas jangadas pegando os peixes usando aves na ponta de suas varas, numa técnica milenar.

Resultado de imagem para guilin china

Fonte: CRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário