Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 7 de junho de 2021

COMO É A VIAGEM NO SHINKANSEN, O TREM BALA DO JAPÃO

 

como é viajar de trem bala no Japão, o famoso e tradicional Shinkansen


Estando no Japão, é praticamente obrigatório viajar de trem bala, afinal, onde mais a gente teria a oportunidade de viajar no Shinkansen? 

É importante ter em mente que viajar de trem bala no Japão é mais caro do que o avião. O Shinkansen não é um transporte barato, entretanto, ele é extremamente eficiente, além de ser uma oportunidade única.


A estação do trem bala e o embarque

O Shinkansen parte da Tokyo Station, localizada bem no coração de Tokyo


A Tokyo Station é uma estação gigantesca, de lá saem várias linhas de trem para todos os cantos do Japão, para o aeroporto de Narita, além das linhas do metrô.

E dentro da Tokyo Station fica a estação do Shinkansen, é só procurar os letreiros indicando Tōkaidō Shinkansen. Quem comprou a passagem ponto a ponto, basta inserir o bilhete na catraca e retirar o bilhete do outro lado. Se você comprou o Japan Rail Pass, é só mostrar para o atendente ou guarda que fica na catraca para ele liberar o acesso.


Dentro da estação basta consultar as telas indicando a plataforma da qual partirá o seu trem.  Recomendamos subir para a plataforma uns 20 minutos antes da partida.

Plataforma do Shinkansen

O Shinkansen tem vagões com lugares reservados (reserved) e vagões com lugares não reservados (non-reserved). Quem comprou a passagem ponto a ponto com reserva de assento, no bilhete vem escrito o número do vagão e a sua poltrona. No piso da plataforma existem alguns adesivos indicando a posição o seu vagão. 

Vagão com lugares reservados

Se você está viajando com o Japan Rail Pass sem marcação de poltrona ou com o bilhete ponto a ponto também sem marcação de poltrona, é só procurar os vagões “non-reserved” e escolher qualquer lugar.

Tem lugar para a mala no trem bala?

A resposta é… não! O Shinkansen não tem lugares para malas grandes. Dependendo do tamanho da mala, dá para acomodar atrás das últimas poltronas, mas não conte com isso. 

Nos bagageiros em cima das poltronas cabem malas médias ou pequenas. E se a mala média estiver expansor aberto, não vai caber. O espaço é bem limitado. Sabendo disso, a minha dica é não levar malas grandes para o Japão caso você viaje de trem bala.

A viagem de trem bala

As poltronas são largas e confortáveis, o layout interno é de 3 poltronas de um lado e 2 do outro. As poltronas tem mesinhas e tomadas elétricas. Alguns trens tem internet wi-fi. Dentro do trem tem venda de snacks e algumas bebidas.


O trem sai pontualmente e ele faz duas paradas ao longo do caminho, uma em Yokohama na região metropolitana de Tokyo e outra parada em Nagoya. Mas é tudo bem rápido. No sentido de Tokyo para Kyoto, tente sentar do lado direito do trem, é o lado que fica o Monte Fuji. O monte vai aparecer uns 40 minutos depois de Tokyo.


O trem passa dos 300km/h, mas ele pode chegar aos 500km/h, é realmente bem rápido. Por outro lado é super estável. Não balança nada, a sensação é semelhante a um avião sem turbulência.

A viagem de trem bala de Tokyo até Kyoto leva 2h15 minutos, uma distância de 478km.


Fonte: vounajanela.com

clique no banner abaixo e descubra uma estação inesquecível no Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário