Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Pilares centrais do pensamento de Confúcio - Medicina Chinesa - Instituto Long Tao

 

Na China do século VI a.C. não havia leis gerais ou autoridades reconhecidas. Prevalecia um estado de constante anarquia, de absoluta falta de segurança.

O contato diário com a miséria sensibilizava Confúcio e o desejo de ambicionar posições de destaque, vai sendo substituído pelo desejo de ajudar a melhorar a vida de seu povo.

Considerado um dos maiores filósofos orientais, Confúcio viveu na China entre 551 e 479 a.C.. Embora não tenha recebido grande reconhecimento em vida,
suas ideias ainda hoje influenciam diversas culturas e tradições asiáticas, entre elas a chinesa, japonesa, coreana e vietnamita. Mais do que uma religião, o confucionismo é considerado um sistema ético de comportamento e governo. Conheça os principais fundamentos do pensamento:

As cinco virtudes essenciais
Confúcio aspirava a criação de uma sociedade culturalmente instruída e empenhada com o bem-estar comum. Para isso, os humanos deveriam buscar ter e seguir cinco virtudes essenciais: amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus.

Família

A raiz das virtudes está na família. Ela é a unidade básica de uma sociedade no confucionismo, o lugar onde as pessoas aprendem a amar e serem amadas e onde desenvolvem seus princípios morais. Alguns dos questionamentos que ajudam a mostrar tal relevância são: se uma pessoa não consegue ser boa nem para a própria família, como poderá amar o próximo? Se não obedecer ao próprio pai, como poderá obedecer aos governantes?


O mundano
Ao contrário de outras filosofias que têm abordagens transcendentais ou mesmo espirituais, o confucionismo reforça a importância de se concentrar neste mundo enquanto se está nele.



Tradição

Confúcio defendia a manutenção de tradições, de ensinamentos passados de geração para geração. Mas mais do que uma abordagem ultraconservadora, ele apostava em uma atitude de revitalização da tradição: devemos olhar para o passado e aplicar os melhores ensinamentos ao presente.

Ritual

Um ritual pode ser desde um aperto de mão ao conhecer alguém, até dizer “por favor” e “obrigada”, ou formaturas, casamentos e funerais. Tudo isso, na visão de Confúcio, é fundamental para manter a ordem social e fortalecer as conexões entre as pessoas em uma comunidade. Os rituais têm o importante propósito de ajudá-las a expressarem suas necessidades sociais e psicológicas.



Da mesma forma dos ensinamentos de Confúcio, a
MTC - Medicina Tradicional Chinesa tem seus registros datados a 5000 a.C. As informações estão nos livros antigos e muitas se apresentam na forma de poesias, músicas e imagens onde é observada a importância da mudança do estilo de vida, uma prática fundamental para a obtenção da prevenção.

Ela considera o paciente de forma individual observando os aspectos da mente, espírito e também do ambiente. A medicina tradicional chinesa é baseada no budismo, taoismo e confucionismo. As doenças são consideradas apenas um caminho, o mais importante é a transformação pessoal.

Para que serve a Medicina Tradicional Chinesa?

Esse modelo de medicina reconhece a relação entre o corpo, natureza e energia. Ela serve para auxiliar a medicina convencional e tem caráter integrativo e complementar, não substituindo a alopatia. Tem sido muito procurada atualmente devido aos benefícios alcançados com a introdução dessa prática.

Fontes revistagalileu.globo.com


O Instituto Long Tao tem uma infraestrutura focada em conforto e bem estar, profissionais qualificados, ética e empatia são algumas das bases que sustentam o Instituto.

Local onde se encontram alunos em busca de conhecimento, pacientes em busca do melhor atendimento e soluções para empresas na forma de terapias integrativas.

O Instituto possui uma equipe de profissionais experientes que ministram Cursos, Palestras e Workshops, todos eles apoiados pelas principais Federações e Associações da área.


Conhecendo bem a tradicional e milenar Medicina Chinesa a Long Tao e a Chinatur fizeram uma parceria para estudos aprofundados feitos diretamente na China, onde Camille Elenne Egídio representando o Instituto Long Tao e Sokan Kato Young representando a China Turismo e Passagens - A Chinatur,  vai preparar a viagem à China para todos os participantes do Grupo.

Contato: Instituto Long Tao - (11) 97522-1552
              Chinatur - (11) 98149-5847 whatsapp - Sokan

Nenhum comentário:

Postar um comentário