Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Filosofia chinesa: As Quatro Leis para a Vida por Lao Tzu

 

Mas, o que são as Quatro Virtudes Cardinais?

1) Gentileza: é hora de acordar o divino feminino em cada um de nós que tem sido dominado pelo masculino. Mas como fazemos isso e como isso faz diferença quando eu sou mais gentil e bondoso? Ensinamentos de Dalai Lama vem à minha mente – o primeiro, “Se você pensa que é muito pequeno para fazer a diferença, tente dormir com um mosquito no quarto”. Se você tem a escolha entre estar certo e ser gentil, seja sempre gentil. A partir da gentileza nasce a bondade, e a partir da bondade nasce o amor e o amor supera tudo.  Antes de qualquer ação, reação ou pensamento, apenas questione a si mesmo quem você deseja ser, o “Quem Eu Sou” ou “Eu Sou” e então responda de acordo. Escolha ser a melhor versão de você mesmo, continue crescendo e espalhando o amor.


2) Reverenciar:
 Toda Vida com amor e respeito por todos os seres vivos: pessoas, animais, plantas e criaturas. Respeite todos os animais, mesmo aqueles que são considerados comida e aqueles que não. Respeite todas as pessoas, mesmo que elas escolham um caminho diferente do seu. A divisão que a nós é imposta por cor, raça, nacionalidade e religião é uma arma efetiva usada para nos controlar, para nos manter divididos, para não percebemos que somos todos um e não apenas grupos denominados, rotulados e isolados. Uma vez que olhemos além dessas divisões criadas por nós mesmos, será muito óbvia a consideração de que cada um é parte de uma grande família e então, agir com gentileza e amor.

3) Sinceridade: Se você enxergar a nossa realidade atual com uma perspectiva abrangente talvez seja difícil conseguir ver honestidade, verdade e sinceridade. A ganância dominou nosso mundo e muitos dos meios para se manifestar, tais como a mídia, políticos, as corporações que colocam o lucro acima das pessoas, e a sinceridade fora jogada pela janela. Se torna ainda mais difícil para nós agirmos de forma sincera quando o mundo ao nosso redor está sucumbindo a um estado de desonestidade. A sinceridade consigo é o primeiro passo para ser sincero com os outros, pois a partir do momento que você mente para si mesmo, você está mentido para todo o resto. Sempre tenha em mente o seu verdadeiro propósito e que ser sincero é apenas outra flor desabrochando no jardim da vida.

4)
 Apoio: É comprovado em estudos científicos que ajudar os outros libera o mesmo tipo de hormônios de felicidade como quando se ajuda a si mesmo. Ajudar os outros é fundamental para o bem-estar e plenitude. Uma mão lava a outra, e isso traz uma sensação de sentido para a vida, não precisa começar muito longe, quem sabe em casa, com sua família,  com seus círculos de amigos e e então em todos os âmbitos da vida.
O que ou quem você apoia/ajuda é uma escolha pessoal, seu chamado pode não ser o mesmo que o meu. Mas não fique focado em trabalhar só a si mesmo, porque em algum determinado momento você precisará pensar além de si, além do egoísmo, para então poder receber a abundância que o Universo provém. Nunca se esqueça, aquilo que você dá, é o que você recebe. Dê amor, alegria, esperança, é algo que todos nós precisamos.

Crie uma doutrina de caráter panteísta segundo a qual o Tao, ou caminho, é o princípio material e espiritual, criador e ordenador do mundo.

Fonte: ograndejardim.com/-as-quatro-leis-para-a-vida-por-lao-tzu/

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário