Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

SHANGHAI, ONDE A CHINA SE ENCONTRA COM A EUROPA

Shanghai, é a maior cidade da China, com cerca de 20 milhões de habitantes em sua região metropolitana, fica localizada na costa leste do país, na margem do Rio Huangpu, no delta do Yang-tsé-Kiang, o maior rio do país. 


O aeroporto de Shanghai está ligado ao centro da cidade por um Trem Bala, um dos mais velozes do mundo, que pode chegar a 430 km/h. 

A viagem que pode levar 2 horas de carro, em função dos engarrafamentos, é feita em 9 minutos com o Trem Bala.

Shanghai, que significa “acima do mar”, foi uma vila de pescadores no passado que ganhou importância no século XIX, quando a China foi forçada a abrir os seus portos ao comércio com a Europa, cedendo às ambições comerciais da Inglaterra e a cidade foi transformada em porto livre a partir do final da Guerra do Ópio, com o Tratado de Nanquim em 1842.

A China teve que abrir o comércio e aceitar o tráfico de ópio com os países ocidentais. A cidade se transformou num grande centro financeiro e de comércio entre o Oriente e o Ocidente. Antes da Segunda Guerra Mundial, Shanghai era o maior centro comercial e financeiro do extremo oriente. 

Parte da cidade tinha um controle europeu, inclusive com uma legislação própria, nas “concessões” francesa e inglesa, onde viviam os cidadãos estrangeiros em versões miniaturizadas dos seus países de origem.

Shanghai se transformou numa colônia continental cosmopolita com forte influência inglesa e francesa. A década de 1930 foi o período de “ouro” da cidade, quando convivia com a sede de grandes bancos, e edifícios de escritório, inspirados em arquitetura europeia, às margens do Rio Huangpu, um dos braços do Delta do Yang-tsé-Kiang. Essa região se chama Bund e é um dos lugares mais charmosos da cidade.

O Bund é uma das principais marcas de Shanghai. Fica no coração da antiga cidade colonial. Cheio de hotéis, bancos, escritórios e clubes, que foram símbolos das potências comerciais europeias. Caminhar pelas calçadas do Bund, na beira do Rio Huangpu é um excelente programa para quem visita Shanghai.

                                                                                Bund

Pudong

A Região de Pudong, fica na margem do Rio Huangpu, do outro lado do Bund e é hoje a área mais moderna da cidade. Foi declarada uma ZEE (Zona Econômica Especial), pelo governo de Deng, recebendo incentivos e subsídios para atrair capital estrangeiro. Explodiu economicamente. Possui uma vida noturna animada, com bares, boates e restaurantes por todos os lados.


Shanghai é hoje o principal centro representativo da modernidade, riqueza e pujança econômica da China. É uma cidade cosmopolita, com destaque na cultura e no design. 


Fonte: umpouquinhodecadalugar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário