Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Turismo e viagem no Qatar

 O Catar é um país peninsular árabe cuja paisagem abrange um deserto árido e um longo litoral no Golfo Pérsico (Árabe) repleto de praias e dunas. Também na costa, fica a capital Doha, conhecida pelos arranha-céus futuristas e pela arquitetura ultramoderna inspirada no antigo design islâmico, com exemplos como o Museu de Arte Islâmica, feito de calcário e localizado no calçadão à beira-mar da cidade, chamado de Corniche




A pequena península localizada a oeste da Arábia Saudita, vem se transformando em um polo cultural, educacional e tecnológico dentro do Oriente Médio nos últimos anos. 


A descoberta e a exploração do petróleo em suas terras trouxeram inúmeras mudanças na paisagem do Qatar. Com um dos maiores PIB per capita do mundo, antes a calma Doha, capital do país, é hoje uma metrópole frenética, com edifícios modernos que se combinam com museus de vanguarda, como o Museu de Arte Islâmica.




Uma das grandes vantagens de viajar ao Qatar é que, desde 2017, os cidadãos brasileiros não precisam solicitar ou pagar por um visto de entrada no país. O visto é emitido diretamente no aeroporto com a apresentação do passaporte com validade mínima de seis meses e bilhete aéreo de ida e volta. A estadia máxima para esse visto concedido é 30 dias durante uma única viagem ou viagens múltiplas. A validade da isenção é de 30 dias da data de emissão e prorrogáveis por mais 30 dias.


Ao longo dos últimos anos, o país vem se consolidando com um importante hub aéreo para as viagens entre o Brasil e o continente asiático. O país tem sua própria companhia aérea, a Qatar Airways, com boa cobertura global e preços bem competitivos. O voo direto entre São Paulo e Doha pela Qatar Airways dura cerca de 14 horas. Outras companhias aéreas também operam o destino, mas com escala. São elas: Iberia, British Airways, Royal Air Maroc, Turkish Airlines e Ethiopian Airlines.


Transporte


Embora seja uma cidade em pleno desenvolvimento, Doha não tem um bom sistema de transporte público – a expansão do metrô deve ficar pronta para a competição em 2022. A melhor maneira de se locomover por lá é de carro, seja por uber ou táxis. Outra alternativa é alugar um carro. Nesse caso, o motorista deve apresentar carteira de habilitação internacional. 

Gastronomia


A culinária qatari é vasta e repleta de sabores. Aproveite a viagem para conhecer pratos típicos como o Machbous (risoto com carne ou marisco), Haruf (arroz de cordeiro assado); Umm Ali (pudim de pão com nozes e uva passa) e o Mehalabiya (flan com pistache). Vale ressaltar que os muçulmanos são terminantemente proibidos de adquirir ou consumir bebidas alcoólicas, mas os estrangeiros estão liberados tanto para o consumo quanto para compra.


Vestimentas


Por causa do sol intenso o ano inteiro, é recomendável o uso de chapéu ou boné e óculos escuros. Os qataris usam túnica branca (thoub) e as qataris usam túnica preta (abaia) com lenço que pode cobrir só o cabelo ou toda a cabeça, incluindo o rosto. Os turistas podem usar trajes ocidentais, mas não é recomendável usar roupas curtas, transparentes, decotada e muito justa para evitar ofensas à religião local. Nas mesquitas, mulheres devem usar lenço em volta da cabeça e ombros. Todos devem vestir roupas largas, cobrindo braços e pernas.

Passeios imperdíveis


Museu de Arte Islâmica é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais a fundo sobre o povo árabe e o islamismo. 


Já o Souq Waqif, região de Corniche, é uma espécie de mercado a céu aberto repleto de lojas, onde encontra-se de tudo, desde especiarias, frutas secas, tecidos, roupas, entre outros. 


A capital Doha ainda oferece aos seus visitantes a possibilidade de conhecer o shopping Villagio Mall, inspirado na cidade de Veneza. O shopping possui 200 lojas e ainda oferece um canal artificial com direito a gôndolas para os visitantes. Puro charme e luxo, o lugar também concentra grifes famosas americanas e europeias, restaurantes da mais alta gastronomia mundial.


Fonte:qualviagem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário