Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

A Serra Gaúcha é uma das regiões mais visitadas a turismo no Brasil.

 


Além das belas paisagens, a Serra Gaúcha oferece características culturais muito interessantes. A influência alemã e italiana, além da gaúcha, é claro, são as mais aparentes.

Esta influência pode ser notada em diversos aspectos: Na arquitetura local e na produção de uvas e vinhos, na culinária e costumes.

Se você se interessa por passeios Nacionais, consulte a Chinatur no e-mail sokan@chinatur.com.br / ana@chinatur.com.br (11) 98149-5847; para o início de 2022 a Chinatur está com uma viagem programada para Bento Gonçalves / Flores da Cunha / Canela e Gramado, não perca está grande oportunidade de viajar com conforto e segurança de uma empresa com mais de 43 anos de existência no mercado.


A Serra Gaúcha é ampla, mas se subdivide em três regiões geográficas e culturais diferentes: Campos de Cima da Serra (gaúcha), região das Hortênsias (alemã) e região da Serra (italiana).

Campos de Cima da Serra


Esta região fica mais na parte plana acima da serra e não sofreu a influência dos imigrantes europeus. Nesta região as características gaúchas são mais marcantes, onde a criação de gado e a vida no campo, ainda fazem parte do cotidiano.

As paisagens mais marcantes são os belíssimos cânions e os principais destinos dos Campos de Cima da Serra, são: Bom Jesus, Jaquirana, Vacaria, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

Região das Hortênsias


Catedral de Canela

Esta região herdou características predominantes da colonização alemã. As principais cidades turísticas desta área são Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Um exemplo de hábito alemão que foi herdado é o café colonial, comum nestas cidades.

Região da Serra

Castelo Chateau Lacave, em Caxias do Sul

Esta foi a região da Serra Gaúcha que recebeu mais imigrantes italianos e se destaca pela ampla produção de uvas e vinhos. Os principais destinos da região da serra são: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Farroupilha e Nova Prata.

Cidades turísticas

Gramado


Gramado é a mais conhecida das cidades turísticas do Rio Grande do Sul e um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Não há quem não se encante pelo charme da cidade, que é um aconchegante destino de inverno, mas que tem atrações o ano todo.

Canela

Cascata do Caracol, em Canela

Grudada a Gramado, Canela complementa muito bem a cidade vizinha. Além das atrações urbanas como a magnífica catedral de pedra e seus vários parques temáticos, Canela oferece belíssimas atrações naturais.

O destaque natural de Canela é a Cascata do Caracol, localizada no parque do Caracol. No outro lado do vale tem os bondinhos do parque da Serra, que descem até um mirante com vista frontal da cachoeira.

Nova Petrópolis

Praça de Nova Petrópolis

A caminho da região da uva e do vinho, ainda na região das hortênsias, fica Nova Petrópolis. É uma cidade muito charmosa com construções em estilo alemão.
O destaque da cidade é o parque Aldeia do imigrante, um parque ecológico e temático que reconstitui uma vila típica alemã do século XIX.

Caxias do Sul

Réplica de uma vila de época, em Caxias do Sul

Caxias do Sul é a maior cidade da Serra Gaúcha. É uma grande cidade com muitas indústrias e ao mesmo tempo mantém as características do interior.
Há vários roteiros turísticos pelo interior do município, alguns entre
videiras e vinícolas, outros com cachoeiras e outras atrações. Até castelo tem na cidade.

Bento Gonçalves

Vale dos Vinhedos, em bento Gonçalves

A capital brasileira do vinho, Bento Gonçalves não recebeu este título à toa. Vinícolas e parreirais se espalham por todo interior do município formando belíssimos cenários.

A estação ferroviária da cidade conta com uma parada no passeio de Maria Fumaça onde há degustação de espumantes.

Consideramos as duas melhores atrações de Bento Gonçalves, o passeio de Maria Fumaça e o Vale dos Vinhedos. Mas há muitas atrações legais como o Parque de aventuras Gasper e o roteiro Caminhos de Pedra, entre outros…

Garibaldi


Garibaldi é considerada capital brasileira do espumante. Há várias vinícolas consagradas espalhadas pela cidade, como a vinícola GaribaldiPeterlongo e a Chandon, entre outras.


Farroupilha


Localizada a poucos quilômetros de Caxias do Sul, Farroupilha possui duas atrações que se destacam. Uma é o santuário de Nossa senhora de Caravaggio, que recebe milhares de romeiros no mês de maio.

O outro é o Salto ventoso, uma bela cachoeira que forma uma espécie de gruta, que possibilita atravessar por trás da queda.


Flores da Cunha


Flores da Cunha é mais um destino da serra Gaúcha que respira a uva e o vinho. O interior do município oferece cenários semelhantes ao vale dos Vinhedos de Bento, com cantinas e vinícolas. O destaque fica para a sofisticada vinícola Luiz Argenta.


Nova Roma do Sul


Nova Roma do sul é mais um destino ligado á cultura italiana e ao cultivo da uva. É também um destino de esportes de aventura. O Eco Parque Aventura oferece atividades como tirolesa, pêndulo, rafting, entre outros.

Outra atração muito interessante é a gruta Fiorese., onde é possível passar até mesmo de carro por trás de uma cachoeira.

Fonte: www.viagensecaminhos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário