Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Japão - Patrimônio Mundial para ser visitados.

O Japão é um dos países asiáticos com maior número de locais classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Castelo Himeji

Do emblemático Castelo Himeji aos monumentos históricos de Kyoto, Nikko e Nara, passando pela arquitetura ímpar das aldeias históricas de Shirakawa-go e Gokayama ou ainda pelo emotivo Memorial da Paz de Hiroshima, não faltam locais de enorme relevo histórico em território japonês. Isto para não falar nas importantes rotas de peregrinação nos Montes Kii, ou do próprio Monte Fuji, verdadeiras pérolas de um Japão mais rural.

Rota de Peregrinação

Monte Fuji

Shiretoko

Shiretoko: Patrimônio da Humanidade desde 2005

Shiretoko é uma longa e estreita península localizada na porção nordeste da província de Hokkaido, a ilha no extremo norte do arquipélago japonês.

Também conhecida como o “Reino das Cachoeiras”, a área geralmente é acessada pelos turistas a partir das cidades de Utoro e Rausu.

Do porto de Utoro saem barcos turísticos que fazem a rota pelo mar, acompanhando a costa, de onde é possível observar toda a península e seus penhascos.


Considerado um dos poucos ecossistemas remanescentes do seu gênero, Shiretoko mistura a vida marinha e terrestre em uma só região.

Ela serve de lar para espécies em extinção, como baleias, leões marinhos, espécies de salmão e pássaros migratórios.


Nara


Entre 710 e 784, quando a província de Nara foi designada capital do Japão, a região foi consolidada como um dos principais expoentes culturais e religiosos do país.


Templos budistas e santuários shintoístas, além das ruínas do antigo palácio imperial marcam esse patrimônio japonês que testemunha a evolução da arquitetura e arte do Japão.


Um dos destaques é a gigantesca estátua do Buda, com seus 14.7 m de altura, guardado no templo Todaiji. A construção, que foi reformada no período Edo (1603-1867) é a mais antiga e maior estrutura de madeira criada pelo homem no mundo.

Shirakawa-go e Gokayama


O telhado com formato triangular coberto por uma espécie de palha,
as casas com geralmente três andares e a peculiar arquitetura do estilo “gassho”(que compõe uma imagem semelhante a duas mãos em prece) fazem dessas construções exemplos únicos do seu tipo em todo o Japão.

Situadas nas províncias de Gifu e Toyama, essas estruturas se fundem com a paisagem natural das montanhas e o verde da floresta ao redor.


Projetadas para a criação de bicho da seda até mesmo no mais rigoroso inverno, as casas do vilarejo de Shirakawa-go e Gokayama se tornaram patrimônios culturais – muitas delas construídas ainda na era Edo (1603-1867).


Fonte: madeinjapan.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário