O povo japonês é incrivelmente caloroso e acolhedor com os turistas que visitam o seu pais. No entanto, os viajantes, especialmente aqueles vindos do Ocidente, tendem a se preocupar em insultar involuntariamente os japoneses.
Podemos fazer a seguinte pergunta: o que não fazer no Japão , qual etiqueta cultural os turistas devem conhecer e como posso tentar me encaixar mais durante meu tempo no Japão .
Fique Quieto No Transporte Público
Ao usar o transporte público no Japão, é importante saber algumas coisas. Falar alto com amigos no trem, conversar ao telefone e tocar música com fones de ouvido são coisas muito desaprovadas no Japão.
No metrô, o uso do celular é muito discreto e você notará rapidamente como os vagões do metrô são silenciosos.
Não deixe uma gorjeta no Japão
Ao contrário de muitos outros países ao redor do mundo, dar gorjetas simplesmente não é o que se faz no Japão . Não é rude como tal, mas definitivamente não é esperado. E não se surpreenda se você encontrar um garçom/garçonete correndo atrás de você se você deixar dinheiro na mesa.
No entanto, há uma exceção – se você fizer um passeio durante o seu tempo no Japão, é sempre aceitável (mas novamente não esperado) dar uma pequena gorjeta ao seu guia turístico. Certifique-se de embrulhar e dobrar a ponta em papel e entregá-la educadamente ao seu guia usando as duas mãos.
Em primeiro lugar, não se espera que você possa usar o hashi como turista no Japão, mas os japoneses ficarão super impressionados se você fizer isso. A maioria dos restaurantes terá garfos à mão, se você precisar de um.
O que é importante, porém, se você é um usuário mestre de pauzinhos ou não, é estar ciente de algumas das regras importantes de como utilizar o hashi:
- Não esfregue seus pauzinhos juntos – isso pode significar para o restaurante em que você está jantando, que você não acha que eles forneceram pauzinhos de qualidade.
- Não coloque seus pauzinhos verticalmente em uma tigela de arroz, isso é conhecido como tsukitate-bashi, um ritual realizado apenas em funerais.
- Não aponte seus pauzinhos para outra pessoa nem espete sua comida com eles.
- Não passe comida diretamente para os pauzinhos de outra pessoa – pegue a comida (com permissão) do prato e coloque-a diretamente no seu prato antes de comê-la.
- Mantenha seus pauzinhos em posição paralela quando não estiverem em uso e não cruzados de forma alguma.
Não coma em movimento no Japão
No Japão, você realmente não verá as pessoas comendo ou bebendo em movimento. Sim, existem em média 5,5 milhões de máquinas de venda automática no Japão, o que faria você pensar o contrário. No entanto, as pessoas tendem a comer/beber imediatamente perto das máquinas e jogar os vasilhames na lixeira ao lado.
Siga as regras da escada rolante
Andar de escada rolante no Japão tem todos os tipos de pequenas regras e você verá as pessoas se conformarem com elas em todos os lugares, desde as estações de metrô até os supermercados.
O lado esquerdo da escada rolante é para ficar em pé e o direito é para caminhar continuamente. Se você decidir pelo lado direito mais rápido, certifique-se de não deixar ninguém esperando atrás de você tentando passar.
Os japoneses são educados demais para dizer qualquer coisa, então você pode acabar com um rastro de pessoas atrás de você esperando que você saia do caminho.
Saiba como os taxis operam
Embora é recomendado usar o transporte público durante todo o seu tempo no Japão, é inevitável que você precise usar um táxi em algum momento. O Japão é bem conhecido por ser um país tecnologicamente avançado e isso definitivamente se estende aos táxis.
Quando você chama um táxi, a menos que haja um grupo de vocês, você deve sentar na parte de trás. A porta se abrirá automaticamente para você e, quando estiver confortavelmente dentro, o taxista fechará educadamente a porta atrás de você.
O interior dos táxis japoneses é um espetáculo para ser visto; impecavelmente limpos, toalhinhas de linho no assento, uma bandeja de dinheiro e um oásis de calma. O motorista de táxi provavelmente não falará inglês, então saber algumas frases em japonês definitivamente ajudará.
Tire os sapatos dentro de casa
Os turistas que visitam o Japão precisam estar cientes de que usar sapatos dentro de certos lugares é algo que você nunca deve fazer no Japão. O uso de sapatos ao ar livre é considerado anti-higiênico pelos japoneses, portanto, espera-se que você remova seus sapatos imediatamente ao entrar em uma casa japonesa, escolas, hospitais e certos restaurantes e templos.
Nunca Pule A Fila
Os japoneses sempre se alinham em fila indiana, seja para o trem, ônibus ou a última loja de pipoca (sim, sério!) .
Os turistas também devem saber que você nunca deve entrar nos trens no Japão. Você simplesmente espera que as pessoas saiam completamente e, em seguida, suba quando for a sua vez.
Não Assoe O Nariz Em Público
Os turistas que viajam para o Japão precisam saber que você nunca deve assoar o nariz em público. É rude e anti-higiênico para os japoneses.
Saiba Como Passar Dinheiro Ao Pagar
Sobre dinheiro, é provável que você precise pagar em dinheiro durante sua estadia no Japão. Mas o que você também precisa saber é que o pagamento em dinheiro também é feito de uma maneira exclusivamente japonesa.
O dinheiro no Japão raramente é passado de mão em mão, o que você pode estar acostumado a fazer em seu próprio país. Em vez disso, o dinheiro é colocado em uma bandeja pequena e qualquer troco devido é colocado na bandeja depois também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário