Jiuzhaigou é traduzido como O Vale das Nove Aldeias. Sete das aldeias mais próximas ainda são habitadas por pessoas. Mas pensamos que este nome não é adequado para tal monumento natural, que foi inscrito pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1992.
As paisagens reservadas desses vales são criadas por cachoeiras de vários níveis e maravilhosos lagos coloridos.
Eles se originaram como resultado da atividade glacial: foram represados por quedas de rochas e outros fenômenos naturais e depois solidificados por processos de deposição de carbonato. A água de vários lagos é tão clara que o fundo costuma ser visível mesmo em grandes profundidades. E cada lago é único.
Há também o Pearl Shoal, que é uma área ampla e levemente inclinada de deposição calcária ativa coberta por uma fina camada de água corrente. Ele deságua nas famosas Cachoeiras das Pérolas, onde o baixio desce 28 m em uma ampla cortina de água de 310 m de largura.
Outro lago incomum do vale leva o nome de Dragão Adormecido: é notável pelo dique calcário claramente visível que o atravessa, cuja forma foi comparada a um monstro mitológico. Reed Lake é o oposto completo: na verdade, é um pântano coberto de junco com um riacho azul-turquesa límpido ziguezagueando através dele. O contraste é particularmente marcante no outono, quando os juncos ficam amarelos dourados.
Cerca de 300 km 2 da área são cobertos por florestas mistas virgens. Essas florestas assumem atraentes tons de amarelo, laranja e vermelho no outono, tornando as paisagens de Jiuzhaigou verdadeiramente coloridas. Essas florestas também abrigam muitas plantas endêmicas e espécies ameaçadas de extinção, como o panda gigante e o macaco de nariz arrebitado dourado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário