Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Curiosidades sobre o Ano Novo Chinês

 


O Ano-Novo Lunar chinês, a festa mais importante na tradição e cultura de 5 mil anos de existência da China, nos últimos anos se difundiu desde seu lugar de origem para o Ocidente e para outras partes do mundo.



Colocar pinturas do Ano-Novo Lunar, 
escrever versos em papéis vermelhos para a Festa da Primavera, soltar fogos de artifício, participar das danças do dragão e do leão, andar em pernas de pau, remar barcos em "terra" e comer raviólis, são parte das atividades em que as pessoas se divertem durante a festa chinesa anual.
Em vários países e regiões, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Brasil, Tailândia, etc., os moradores e visitantes estrangeiros colocaram lanternas vermelhas, participaram de danças do dragão e do leão e apresentaram amostras de kung fu chinês, caligrafia, acupuntura e outras habilidades chinesas para dar boas-vindas ao Ano-Novo Lunar chinês.

China segue o calendário lunar
Como o país não segue o calendário ocidental com o qual estamos acostumados, mas sim o lunar, o primeiro dia cai em uma data diferente a cada ano, porque tem como base uma combinação de movimentos lunares e solares. No entanto, o Ano Novo costuma ocorrer sempre em janeiro ou fevereiro. Este ano de 2023 seu início foi em 22 de janeiro.

Cada ano é marcado por um animal diferente
Os chineses relacionam cada novo ano a características de 12 animais do zodíaco: o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. 
O Ano de 2023 será o ano do Coelho.
É tempo de se reunir com a família
Os chineses utilizam esta época da virada do ano para se reunir com a família. No último jantar do ano os familiares se juntam para a refeição que fechará um ciclo. E no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos. 

Grande banquete: tradicionalmente, é organizada uma grande refeição na festa de Ano-Novo, com variedade de comida e frutos do mar. O favorito dos chineses é o peixe, pois, em mandarim, sua pronuncia se assemelha a da palavra fortuna.


Os mais velhos dão presentes aos jovens
Outro costume das comemorações do Ano Novo chinês é dar presentes aos jovens. Os mais velhos costumam dar dinheiro aos mais novos e solteiros dentro de um envelope vermelho. 
A etiqueta chinesa diz ainda que não se deve abrir o envelope na frente de quem o deu.

À meia noite é tradição comer um bolinho
No ocidente existem várias comidas típicas de Reveillon, como lentilha e romã. Lá na China, no momento da virada do ano, a tradição é comer um bolinho recheado de carne do porco, conhecido aqui como guioza.

Dia de limpar a casa
O último dia do ano é hora de fechar ciclos. Para celebrar isso, é um costume limpar a casa neste dia para afastar maus espíritos. Alguns até usam o dia para cortar o cabelo, com a mesma finalidade.

Cor predominante é o vermelho
Enquanto no Brasil quase todos se vestem de branco para celebrar o Reveillon, na China, a cor escolhida é o vermelho. A cor representa a fortuna e o sucesso na cultura oriental.

Cores: tradicionalmente, a cor vermelha, por ser vibrante, é a cor predominante durante as comemorações. Ela representa sorte, fortuna, saúde e prosperidade. Além dela, amarelo e roxo também são considerados cores da sorte. O tom da riqueza é o dourado.


A comemoração dura 15 dias
Se você acha que o carnaval já é uma longa comemoração, saiba que as celebrações do Ano Novo chinês duram mais ainda: elas só acabam no décimo quinto dia do ano, com o Festival das Lanternas, que também marca o início da primeira lua cheia do ano.


Dança do dragão: é uma das atrações mais aguardadas. De acordo com as crenças chinesas, a coreografia, realizada com a ajuda de aproximadamente 20 pessoas, ajuda a trazer renovação, sorte e prosperidade.


Dança do leão: assim como o ritual acima, tem como objetivo de atrair sorte e prosperidade durante o ano todo.

Queima de fogos: como em muitos países, na China esta tradição é muito importante. Sua principal simbologia é afastar os maus espíritos e as más energias do ano que está para começar.

Panchões - fogos de artifício
Fonte: http://bifum.com.br/v1/ano-novo-chines-o-significado-das-tradicoes/

O Festival da Primavera, também conhecido como Ano Novo Chinês, é considerado pelos chineses como o festival mais importante e tem uma história de mais de 4.000 anos.
 

É uma ocasião em que as pessoas rezam por uma boa colheita, festejam e se divertem. Atualmente, o festival é celebrado desde a noite do último dia do 12º mês lunar até o Festival das Lanternas no 15º dia do novo ano lunar.


Durante o Festival da Primavera, os chineses Han e muitos outros grupos étnicos da China realizam uma variedade de celebrações distintas para homenagear divindades e ancestrais, simbolizar a substituição do antigo pelo novo e dar as boas-vindas ao Ano Novo e rezar por uma boa colheita. As pessoas fazem tudo ao seu alcance para passar o Ano Novo Chinês com suas famílias, para que possam dar as boas-vindas ao Ano Novo e à felicidade que desejam que ele traga para os mais próximos.


Fonte: https://www.travelchina.org.cn/en/tszg/mzjq/msjq.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário