Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Ano Novo Lunar de 2025: começou o Ano da Serpente, curiosidades do calendário que considera o ciclo lunar

Na quarta-feira (29), começa oficialmente o Ano Novo Chinês, baseado em um calendário conhecido como lunissolar. Isso porque leva em conta tanto as fases da Lua quanto a posição do Sol ao longo de em média 12 meses. Esta é apenas uma das curiosidades envolvendo esta forma atípica de contar o ano no ocidente. Por lá, entraremos no ano 4.723. 

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera ou ainda Ano Novo Lunar, é celebrado para além das fronteiras geográficas do gigante asiático, como na Coreia do Sul e no Vietnã. Inclusive, é costume que as festividades tomem conta do tradicional bairro da Liberdade, em São Paulo. 

Curiosidades sobre o Ano Novo Chinês:

Quando é o Ano Novo Chinês

Baseado no movimento do Sol, o calendário gregoriano tem um dia fixo para a chegada do ano novo. A virada ocorre sempre entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. No entanto, a data do Ano Novo Chinês é variável e pode ocorrer entre os dias 21 de janeiro a 20 de fevereiro. Isso porque o marco é a segunda lua nova, após o solstício de inverno (no Hemisfério Norte), que tende a acontecer no dia 21 de dezembro.

Origem do Ano Novo Chinês

A data exata em que o Ano Novo Chinês foi estabelecida não é conhecida, mas é provável que tenha cerca de 3.500 anos de tradição. A principal hipótese é de que a ideia tenha surgido na Dinastia Shang (1600–1046 a.C.), quando eram realizados sacrifícios aos deuses e aos ancestrais na virada do ano, segundo artigo do Lam Museum of Anthropology, nos EUA.

Existe ano bissexto no calendário chinês


O calendário chinês e, consequentemente, o Ano Novo Chinês consideram as fases da Lua, algo que não ocorre no calendário gregoriano (Imagem: Arnold Rodrigues/Unsplash)

Para entender o porquê, vale pensar que um ano contém cerca de 12 ciclos lunares, mas esta é apenas uma média. “Sempre que há 13 luas novas em um mesmo ano, nós temos um ano bissexto do calendário chinês. E isso acontece a cada intervalo de 32 ou 33 meses, aí, ocorre o acréscimo de um 13º mês ao ano, que passa a ter entre 383 e 385 dias”, explica Edelson Costa Parnov, doutorando em História pela FFLCH-USP, para o Jornal da USP.


O animal do Ano Novo Chinês é a Serpente

Em 2025, o calendário chinês celebra o ano da Serpente, que é símbolo da sabedoria e da intuição, além da sua ligação direta com o senso de renovação, já que o animal troca de pele. Dependendo do ano, outros animais são comemorados, com base no horóscopo chinês.


Desta vez, o calendário chinês celebra o ano novo da serpente, um dos 12 animais do horóscopo


Conheça os 12 animais que podem ser celebrados no Ano Novo Chinês:

  1. Rato;
  2. Boi;
  3. Tigre;
  4. Coelho;
  5. Dragão;
  6. Serpente;
  7. Cavalo;
  8. Carneiro;
  9. Macaco;
  10. Galo;
  11. Cachorro;
  12. Porco. 

A explicação por trás da escolha destes animais é mitológica. Contam as lendas que Buda teria convidado os animais da floresta para celebrar o ano novo, mas apenas 12 deles compareceram e, assim, foram imortalizados. Em outra corrente a festa da virada é organizada pelo Imperador de Jade, outra figura importante no imaginário local.


texto: Por  | Ano Novo Chinês: 5 curiosidades do calendário que considera o ciclo lunar - Canaltech

Ano Novo Lunar de 2025: começou o Ano da Serpente

Os preparativos

Diversão aparte, o Ano Novo Lunar pode ser, de facto, muito trabalhoso. As festividades duram frequentemente 15 dias – por vezes até mais – com diferentes tarefas e atividades a decorrer durante esse período.

Tudo começa cerca de uma semana antes do Ano Novo.

Os bolos e pudins festivos são confeccionados no 24.º dia do último mês lunar (23 de janeiro, em 2025). Porquê? A palavra para bolos e pudins é ‘gao’ em mandarim e ‘gou’ em cantonês, que têm o mesmo som que a palavra para ‘alto’.

Nenhuma preparação para o Ano Novo Lunar estaria completa sem a já mencionada suspensão de faixas vermelhas com frases e expressões idiomáticas auspiciosas (chamadas ‘fai chun’ em cantonês e ‘chunlian’ em mandarim) em casa – a começar pela porta da frente.

Alguns dos trabalhos de preparação não são tão agradáveis. Muitos acreditam que se deve fazer uma grande limpeza em casa no 28.º dia do último mês lunar, que este ano calha a 27 de janeiro.

O objetivo é livrar a casa de qualquer azar acumulado durante o ano passado. Alguns crentes nem sequer varrem ou deitam fora o lixo durante os primeiros cinco dias do novo ano, receando que isso possa deitar por terra toda a boa sorte recente.

Por outro lado, muitos dizem que também não se deve lavar ou cortar o cabelo no primeiro dia do Ano Novo chinês.

Porquê? Porque o caractere chinês para a palavra “cabelo” é o primeiro caractere da palavra “prosperidade”. Por isso, lavar ou cortar o cabelo é visto como lavar a sua sorte.

Dia do Ano Novo Lunar: visitas familiares e pacotes vermelhos

Os primeiros dias do Ano Novo Lunar, especialmente os dois primeiros dias, são muitas vezes um teste à resistência, ao apetite e às capacidades sociais, pois muitas pessoas têm de viajar e visitar familiares diretos, outros parentes e amigos.

Festival das Lanternas

Ponto alto de todo o Festival da Primavera, o Festival das Lanternas acontece no 15.º e último dia (12 de fevereiro de 2025).

Chamado de ‘Yuan Xiao Jie’ em mandarim, é considerado o final perfeito para as preparações e celebrações do Ano Novo Lunar, que duram semanas.

O Festival das Lanternas celebra a primeira lua cheia do ano – daí o nome (‘Yuan’ significa começo; ‘Xiao’ significa noite).

Marca a partida do inverno e o início da primavera.

Neste dia, as pessoas acendem lanternas para simbolizar a eliminação das trevas e trazer esperança para o ano vindouro.

Hoje em dia, cidades de todo o mundo ainda realizam enormes exibições de lanternas e feiras no último dia do festival.

texto parcialmente retirado de: História de CNN / fonte: Ano Novo Lunar de 2025: começou o Ano da Serpente

Fotos: Yandex


www.chinatur.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário