texto e fotos são retirados do site AIR PANO
Há uma cadeia de montanhas no leste da China chamada Huangshan. Não há dúvidas de que todas as paisagens montanhosas em qualquer canto da Terra são excepcionalmente belas, mas as montanhas Huangshan são definitivamente algo especial. Este maciço foi formado há aproximadamente 100 milhões de anos na Era Mesozóica e mais tarde ganhou suas formações rochosas únicas como resultado da atividade glacial. Os picos das silhuetas mais incomuns lembram as figuras de animais, pássaros e até mesmo pessoas.
Os picos mais altos e conhecidos são Lotus Peak (1.864 m) cercado por nuvens o ano todo, Bright Summit Peak (1.840 m) e Celestial Peak (literalmente Capital of Heaven Peak, 1.829 m). Há também uma formação rochosa única chamada Flying-Over Rock, que se assemelha a uma pêra de cabeça para baixo, fica verticalmente e nos faz pensar por que ela não cai. Monkey Watching the Sea é outra pedra no topo da montanha e realmente parece um macaco quando vista da direção certa. O Purple Cloud Peak é famoso por ter várias fontes termais localizadas no sopé desta montanha; a água fica a 42 °C o tempo todo, durante todo o ano.
As formas peculiares também são a característica dos pinheiros endêmicos de Pinus taiwanensis que cobrem as encostas das montanhas de Huangshan. Os pinheiros crescem apenas em terrenos acima de 800 metros acima do nível do mar. Parece que sua existência dentro de névoas e ventos sem fim só é possível em desafio ao poder da natureza. O comprimento das raízes é geralmente várias vezes maior do que o tronco da árvore; as agulhas são curtas e afiadas. Os pinheiros têm uma copa larga e plana de galhos curvos e crescem bem devagar.
Os pinheiros mais notáveis têm seus próprios nomes exclusivos: Pinheiro-Almofada, Fênix, Tabuleiro de Xadrez, Tigre Negro, Dragão Adormecido... Mas o mais famoso é o Pinheiro-Que-Recebe-Hóspedes, com os galhos crescendo em uma direção, como se o pinheiro realmente desse as boas-vindas aos viajantes.
As montanhas Huangshan variam muito em forma e altitude: 77 delas estão acima de 1.000 metros de altura! Os topos das montanhas geralmente estão acima das nuvens, então são notáveis pelos interessantes efeitos de luz conhecidos como Mar de Nuvens e Luz de Buda que ocorrem aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário