ENTRE CONSERVADORA E FUTURISTA, A ARQUITETURA DESENHA NA CHINA UMA INÉDITA PAISAGEM URBANA E PROPÕE NOVAS FORMAS DE RELACIONAR AS OBRAS DO HOMEM E DA NATUREZA
Por Sergio Maduro
Não é de hoje que a China tem a tradição de erguer estruturas imponentes. O país possui templos com mais de mil anos. Antes mesmo das fronteiras bem marcadas dos estados contemporâneos, já se erigia uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Grande Muralha. Com cerca de 8 mil quilômetros de extensão, começou a ser construída em 215 a.C. e levou séculos para ser concluída.
GALAXY SOHO E WANGJING SOHO
Com linhas futuristas, próximas às dos filmes de ficção científica, o Galaxy Soho usa com generosidade as formas curvas. O resultado é um ambiente mais fluido, desprovido de arestas, quinas e cantos e onde as transições de ambientes se dão de forma suave, uma característica já presente nas casas-pátio da arquitetura tradicional.
SUNRISE KEMPINSKI HOTEL
Às margens do Lago Yanqi, a aproximadamente 60 km do centro de Pequim, um empreendimento se ergue em alusão ao sol nascente e à ascensão da China como potência no cenário mundial. O edifício possui uma entrada frontal em forma de boca de peixe, símbolo da prosperidade, e a lateral evoca o desenho de uma concha, representando a fortuna.
EDIFÍCIO-SEDE DA CCTV
Situado no distrito comercial de Pequim, sua forma inconfundível lhe rendeu o apelido de 裤衩kùchǎ, ou “bermudão”. A obra do arquiteto holandês Rem Koolhaas para a sede da CCTV, a televisão central chinesa, está entre os maiores edifícios do mundo. Um dos prodígios ocultos na execução do projeto é ter levado em conta que a região de Pequim é suscetível a terremotos, questão de segurança essencial para uma construção desse porte.
ESTÁDIO NACIONAL
CENTRO NACIONAL DE ARTES PERFORMÁTICAS/GRANDE TEATRO NACIONAL
A forma elíptica, feita em titânio e vidro, com 213 metros de comprimento por 144 de largura e 46 de altura, foi erigida entre 2001 e 2007 para ser o Grande Teatro Nacional nas Olimpíadas de 2008. A construção parece um óvulo flutuante no espelho d’água que o circunda, fincando ali um marco moderno, em contraste com o entorno antigo da Cidade Proibida. Projeto do francês Paul Andreu, abriga salões para ópera, apresentações de teatro e exposições.
AEROPORTO INTERNACIONAL DAXING DE PEQUIM
O aeroporto está a cerca de 50 km do centro de Pequim e conta com 4 pistas e um corpo central para acomodar 72 milhões de passageiros por ano. Vista do alto, a construção tem o aspecto de uma estrela-do-mar, permitindo a entrada de muita luz natural por janelas de vidro.
ÓPERA DE HARBIN
Além de obra arquitetônica, trata-se de uma instalação artística. Debruçada às margens pantanosas do Rio Songhua, na Ilha Cultural de Harbin, este monumento futurista é um projeto do escritório de Ma Yansong. O edifício parece uma grande e curvilínea massa folhada de gelo, como uma formação natural esculpida pelo vento.
CÍRCULO DE GUANGZHOU
Projeto do italiano Joseph di Pasquale, é o edifício circular mais alto do mundo. Pode ser comparado a um “ideograma urbano”, ou a um logotipo que identifica de maneira icônica um edifício ao mesmo tempo histórico e moderno. Seu formato de donut, ao lado do Rio das Pérolas, na verdade remete a um conjunto de discos de jade duplos, antigo símbolo da realeza na dinastia que governou a região há 2 mil anos.
PONTE DE VIDRO SOBRE O CÂNION DE ZHANGJIAJIE
Trata-se da maior e mais longa ponte de vidro do mundo, destinada apenas a pedestres. Localizada no Cânion de Zhangjiajie, na província de Hunan, já é um clássico de visualizações na internet quando o assunto são construções inacreditáveis e pessoas com crises fóbicas por causa da grande altura. A estrutura transparente tem 430 metros de extensão, 6 metros de largura e fica a mais de 300 metros do solo.
Fonte: revista.institutoconfucio.com.br/12-maravilhas-tradicionais-pos-modernas/

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