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quarta-feira, 26 de novembro de 2025

China estreia com sucesso tecnologia de segurança para carga aérea de baterias de lítio

 

Vista do pátio do Aeroporto Internacional de Huahu, em Ezhou, província de Hubei, no centro da China, em 11 de julho de 2025. (Foto: Xiao Yijiu/Xinhua)


Um voo de carga transportando baterias de lítio equipadas com um sistema de segurança ativo recém-desenvolvido decolou de um aeroporto no centro da China na terça-feira (25), marcando um avanço na resolução de gargalos globais relacionados ao transporte aéreo seguro de produtos energéticos de alto risco.

O voo de carga da SF Express partiu do Aeroporto Internacional de Huahu em Ezhou, o primeiro aeroporto da China focado em cargas, localizado na província de Hubei. Este voo inaugural coincidiu com o lançamento de um seminário sobre cadeias de suprimentos de logística aérea de baterias em Ezhou realizado no mesmo dia, onde especialistas do setor e representantes de empresas discutiram gargalos de desenvolvimento e soluções.

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Como maior produtor mundial de baterias de energia, a China viu a produção total de sua indústria de baterias de lítio ultrapassar 1,2 trilhão de yuans (cerca de 170 bilhões de dólares americanos) em 2024. Os dados também mostraram que o volume de transporte aéreo de baterias de lítio na China aumentou 21,26% em relação ao ano anterior, atingindo 645.000 toneladas em 2024.

No entanto, o risco inerente de combustão e explosão obrigou os órgãos reguladores a classificarem esses produtos como carga de alto risco, limitando, assim, a eficiência logística.

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Para enfrentar esses desafios, o projeto foi incluído como uma iniciativa nacional prioritária de pesquisa e desenvolvimento para o 14º Plano Quinquenal (2021-2025) e liderado pela Universidade Jiaotong de Chongqing, com a participação da gigante de baterias CATL e da Academia Chinesa de Ciência e Tecnologia da Aviação Civil.

Wu Jinzhong, líder do projeto e professor da Universidade Jiaotong de Chongqing, afirmou que a equipe superou três principais obstáculos: mecanismos de fuga térmica pouco claros, falhas materiais e estruturais e a falta de tecnologias de teste. A solução encontrada foi a construção de um sistema de proteção de segurança para toda a cadeia de suprimentos.

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O sistema de proteção inteligente utiliza algoritmos de inteligência artificial para monitorar 12 indicadores principais, como temperatura e emissões de gases em tempo real, emitindo alertas de risco em milissegundos e acionando automaticamente medidas de contenção de emergência para bloquear a fuga térmica na origem, superando assim os métodos tradicionais de segurança passiva.

O voo piloto bem-sucedido demonstrou uma solução viável para a distribuição rápida de baterias de energia, marcando a transição da tecnologia do laboratório para a aplicação industrial.

Wu afirmou que essa tecnologia será promovida em todo o país para impulsionar a padronização da cadeia de suprimentos de baterias de energia.

Fonte: Diário do Povo Online

www.chinatur.com.br

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