Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

China revela primeiro telescópio de campo magnético solar de infravermelho médio do mundo

 Por Li Junqiang, Diário do Povo

O telescópio AIMS. 

(Foto: cortesia do Observatório Astronômico Nacional da China)


A China lançou o primeiro telescópio do mundo para medir o campo magnético solar no infravermelho médio, o AIMS (Medições Precisas do Campo Magnético Solar no Infravermelho), marcando um grande avanço na observação solar e aprimorando a capacidade da humanidade de estudar o Sol.

Localizado no topo do Monte Saishiteng, no município de Lenghu, província de Qinghai, noroeste da China, a uma altitude de mais de 4.000 metros, o telescópio AIMS preenche uma lacuna global nas observações do campo magnético no infravermelho médio. Sua instalação também estabelece um novo padrão para a construção de instalações astronômicas avançadas em regiões de alta altitude.

Avançando a ciência solar

Os campos magnéticos são fundamentais para a atividade atmosférica solar, que ocorre em um vasto ambiente de plasma. Aprimorar a precisão das medições de campos magnéticos é crucial tanto para o avanço da física solar quanto para o aprimoramento da previsão do clima espacial, afirmou Deng Yuanyong, pesquisador dos Observatório Astronômico Nacional da China (NAOC, na sigla em inglês) e investigador principal do projeto AIMS.

Um técnico realiza a depuração do telescópio AIMS. 

(Foto: cortesia do Observatório Astronômico Nacional da China)

Colaboração national e apoio local

O desenvolvimento do AIMS foi um esforço multidisciplinar coordenado nacionalmente, liderado pelo NAOC, com a colaboração do Instituto de Física Técnica de Shanghai, do Instituto de Óptica e Mecânica de Precisão de Xi'an, do Observatório de Yunnan, do Instituto de Física de Kunming, da Nanjing Astronomical Instruments Co., Ltd. e de outras instituições.

"Desde o início, enfatizamos o projeto de alto nível, detalhando as especificações técnicas e funções com interfaces técnicas claramente definidas. Essa abordagem garantiu um progresso tranquilo e minimizou o retrabalho durante o desenvolvimento", observou Wang.

Fonte: Diário do Povo Online

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário