Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 29 de maio de 2013

China apresenta propostas para reduzir intervenção estatal na economia

Fonte: Folha de São Paulo – Maio/2013

O governo chinês apresentou um conjunto de propostas para a redução da intervenção do governo no mercado e dando à concorrência entre empresas privadas um papel mais importante nas decisões de investimento e de criação de preços.

Segundo o "New York Times", se bem sucedidas, as revisões podem tornar a China um concorrente ainda mais forte no cenário global. Atualmente, a economia chinesa é a segunda maior do mundo, atrás somente da americana.

Ainda de acordo com o jornal americano, as diretrizes do governo para reestruturar uma economia completamente viciada em crédito estatal ainda são pouco claras. Analistas veem tais anúncios como sinais fortes de que os principais políticos do país estão dispostos a renovar o modelo de crescimento chinês.

O documento diz ainda que "toda a sociedade aguarda novos avanços na reforma", que prevê ainda que serão dadas mais oportunidades aos investidores estrangeiros no ramo das finanças, logística, saúde e outros setores.

Durante anos, os governos ocidentais, bancos e empresas reclamaram que o governo da China tem impedido investimentos estrangeiros, apesar de promessas de flexibilizar o sistema.

Os líderes da China também prometem acelerar esforços para liberalizar as taxas de juro a afrouxar os controles cambiais, mudanças que podem reduzir distorções de preços na economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário