Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 29 de maio de 2013

China reforça laços na América Latina após tour de vice


SOFIA MISELEM
DA AFP, EM CARACAS
Fonte: Folha de São Paulo
 O vice-presidente chinês, Li Yuanchao, conclui  uma viagem à América Latina, que incluiu a Argentina e Venezuela, onde o gigante asiático busca reforçar sua presença estratégica em busca de fontes seguras de fornecimento de alimentos e energia, além de analisar novos investimentos e créditos ao governo venezuelano.
A China se transformou, nos últimos anos, no principal destino das exportações de matérias primas da América Latina, que, por sua vez, foi invadida por produtos chineses de baixo custo, principalmente eletrodomésticos e veículos.

A primeira escala de Li foi a Argentina, onde fez acordos para promover a cooperação nos setores agrícola, de justiça e educação, além de reforçar seus laços políticos com a presidente Cristina Kirchner, que restringiu importações chinesas para proteger a indústria nacional na crise mundial de 2009, enfraquecendo o relacionamento entre os países.

Para o analista, a China busca encontrar na Argentina uma garantia de alimentos como soja, o produto chave nas exportações ao mercado chinês. "Entre maio e agosto de 2012, a temporada de colheita da soja, foram alcançados (em exportações argentinas) US$ 900 milhões, dos quais US$ 600 vinham da soja exportada para a China".

Nenhum comentário:

Postar um comentário