Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Apetite chinês por trigo pode elevar preços em 10% e reduzir oferta

Fonte: Site: Terra

As crescentes compras de trigo pela China, que dispararam após danos às lavouras causados pelo clima, podem elevar os preços globais do cereal em cerca de 10 por cento nos próximos meses, mostrou uma pesquisa com operadores.
A corrida chinesa para garantir trigo no exterior está levando produtores da Austrália, segundo maior exportador, a segurar as vendas com a esperança de preços ainda maiores, reduzindo a oferta.
A onda de compras da China também está elevando os custos para grandes nações importadoras da Ásia e do Oriente Médio.
Uma pesquisa da Reuters com agricultores e novas previsões de analistas apontam que os danos causados por geadas e chuvas resultaram na perda de até 20 milhões de toneladas de trigo na China, volume equivalente à exportação anual da Austrália.
A China já fez encomendas de mais de 3 milhões de toneladas de trigo em carregamentos no ano comercial que termina em junho de 2014, equiparando o volume total das importações do ano passado inteiro.
As estimativas são de que o país vai precisar de 10 milhões de toneladas de importação este ano, número que superaria as importações do Egito --estimadas em 9 milhões de toneladas--, habitualmente o maior importador de trigo. O Brasil é outro grande importador global de trigo, com compras anuais estimadas em 7 milhões de toneladas, que enfrenta escassez e mais recentemente geadas.
No acumulado do ano, os preços do trigo têm queda de 15 por cento, acompanhando uma baixa no milho, em meio à previsão de grande produção nos EUA.
A diferença entre o trigo e o milho em Chicago deve subir para 2 a 2,5 dólares por bushel nos próximos meses, ante 1,30 dólar, com a recuperação da produção de milho e a crescente demanda por trigo pela China.
Dois operadores ouvidos pela Reuters projetaram uma alta de 8 a 10 por cento no preços do trigo padrão da Austrália nos próximos meses, enquanto um terceiro entrevistado estimou um ganho de 5 por cento.
Uma quarta previsão foi de 10 a 15 por cento de alta para o trigo vermelho de inverno dos EUA, que é o que a China está comprando e é comparável à variedade australiana. Outro operador projetou aumento de 5 por cento no trigo dos EUA.
O trigo vermelho de inverno está sendo oferecido em torno de 280 dólares por tonelada FOB, para carregamento em dezembro, em alta ante os 265 dólares no mercado à vista nesta semana.
Na Austrália, onde o impacto das compras chinesas é mais sentido, o preço do trigo que será colhido em dezembro já está sendo negociado com um prêmio ante os preços dos EUA.
(Reportagem de Karl Plume em Chicago e Catherine Hornby em Roma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário