Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Conhecendo o RIO AMARELO HUANG HE na China



 O Rio Amarelo, também conhecido como Huang He ou Huang Ho, é o segundo mais longo rio da China e o 6º maior rio do mundo, medindo 5.464 km, e tem uma bacia de 752.000 km².

É de grande importância para a economia chinesa pois o seu vale tem terras férteis, bons pastos e importantes jazidas minerais.

Foi nesse rio que a civilização chinesa começou.

Seu nome deve-se à grande quantidade de materiais em suspensão que arrastam suas turbulentas águas, lodos e partículas de areia muito fina,que lhe dão sua cor característico.

A civilização chinesa teve suas origens no vale do Rio Amarelo, praticavam agricultura e criavam gado.
 
Esse agricultores foram beneficiados por conta do LOESS -> uma formação sedimentar amarela-acastanhada, rica em calcário e muito boa para o cultivo. Ele só é fertil quando humido, nas secas ele se transforma em pó.
Para controlar o rio, foram construídos rede de canais, diques e represas. O rio amarelo e o azul foram ligados e usados para transporte.

O controle das inundações surgiu em algum momento por volta de 2.200 a.C., quando um extenso sistema de diques, canais de escoamento e reservatórios foi construído, contendo o excesso de água proveniente do degelo e possibilitando o cultivo permanente da planície central.


A construção destes sistemas data de antes dos registros escritos, e por isso sua documentação posterior é cercada de lendas. Uma delas a atribui a um imperador lendário, Yü o Grande, que teria coordenado a construção dos diques e terminado com uma inundação que teria durado 13 anos. Após tal feito, ele teria sido alçado ao status de divindade. A lenda perpetrou-se na cultura chinesa posterior, e há um provérbio local que diz: "Não somos peixes graças a Yü".




Fonte: Internet

2 comentários:

  1. Valeu, ajudou muito no meu trabalho de história! ✔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós da Chinatur, ficamos muito felizes em ter ajuda em seus estudos, esse é um dos nossos objetivos.
      Mande sempre seus comentários, é muito bom para o nosso aprimoramento.
      Gratos, Chinatur

      Excluir