O Taoísmo surgiu no século II e é uma religião de filosofia chinesa. Os taoístas acreditam na essência de todas as coisas.
O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.
O taoísmo surgiu no século II e incorporou alguns dos elementos religiosos mais antigos da China.
Da observação das leis da natureza, os mestres do taoísmo concluíram que tudo possui uma identidade, que vem de uma única fonte, o Tao. O significado dessa palavra chinesa é “caminho, trilha, estrada”. O Tao é o principal conceito do Taoísmo.
A libertação plena da alma estaria no retorno do homem ao Tao.
Alguns caminhos para isso seriam a meditação, a vida em harmonia e o desapego do mundo material.
Os Taoístas acreditam também na essência de todas as coisas. Além disso, existem no Taoísmo duas forças, o yin e o yang.
Abaixo uma pequena parte dos apontamentos de MATHEUS OLIVA da COSTA:
Abaixo uma pequena parte dos apontamentos de MATHEUS OLIVA da COSTA:
Divulgação do taoísmo no Brasil: apontamentos a partir da tradução do daodejing por Wu Jyh Cherng. In: Simpósio Regional Sudeste / Simpósio Internacional da ABHR, 2013, São Paulo. Anais do Simpósio Regional Sudeste / Simpósio Internacional da ABHR, 2013. p.2049-2059. Disponível em: http://www.sudesteabhr.net.br/anais/
DIVULGAÇÃO DO TAOÍSMO NO BRASIL:
apontamentos a partir da tradução do Daodejing por Wu Jyh Cherng
Matheus Oliva da Costa1
1. Encontrando o caminho - Introdução
O presente trabalho é o começo de uma pesquisa de amplitude maior sobre a transplantação de uma linhagem taoísta no Brasil, institucionalizada como Sociedade Taoísta do Brasil. Pesquisas sobre taoísmo no Brasil são escassas, e pesquisas que estudaram pessoas taoístas, que estudaram a tradição viva, são ainda mais raras. Destaco os trabalhos acadêmicos do brasileiro o caso de José Bizerril (2007), antropólogo pioneiro no estudo empírico sobre a tradição taoísta em nosso país, especificamente a linhagem do mestre Liu Pai Lin. Há também os trabalhos do cientista da religião canadense Daniel Murray (2010) que estudou um grupo da linhagem Zhengyi, a Sociedade Taoista do Brasil.
Esse último grupo, a linhagem taoísta do sacerdote Wu Jyh Cherng (1958-2004) e fundador da Sociedade Taoísta do Brasil, também está sendo estudado aqui. Em nosso estado atual de pesquisa, observamos no site dessa instituição e em obras do mestre/sacerdote Cherng descobrimos que da Sociedade Taoísta do Brasil (STB) havia dado uma importância significativa a traduções de textos sagrados taoístas e a materiais escritos em português sobre taoísmo.
Assim, como um primeiro passo em nossa pesquisa sobre a STB, vamos analisar um dos primeiros textos publicados por Cherng: a tradução do Daodejing (Tao Te Ching). Faremos isso não como uma exegese, até por que essa função é uma demanda interna da tradição. Vamos ler os contornos dessa obra taoísta numa perspectiva interpretativa, objetivando encontrar pistas sobre os modos de divulgação do taoísmo em seu processo de transplantação ao Brasil – nosso objeto de estudo – e tecer alguns apontamentos sobre a temática. Trata-se de uma leitura sociocultural da divulgação da tradição taoísta no Brasil, e por isso, buscamos responder: quais foram os recursos usados por Cherng para divulgação do taoísmo? Quais meios ele utilizou? Qual o objetivo da sua retórica? Por que ele teria traduzido essa obra?
1 Graduado em Ciências da Religião (Unimontes). Mestrando em Ciência da Religião pela PUC-SP. Pesquisador bolsista do CNPq e membro do CERAL. Orientador: Frank Usarski. Email: matheusskt@hotmail.
A CHINATUR oferece este texto à título de CURIOSIDADES sobre a CULTURA da China.
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