Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 9 de março de 2016

As convergências e divergências entre Brasil e China.

Um mundo a conquistar

A China hoje oferece infinitas oportunidades comerciais com o Brasil, tanto para a importação como exportação. As estruturas de apoio são cada vez mais acessíveis, mesmo para pequenas e médias empresas.



China
China e Brasil aparentemente são os opostos em tudo. Vivem cada qual em seu lado do mundo, a cerca de 20 mil km de distância e onze horas de diferença de fuso horário entre suas capitais; nossos idiomas são igualmente assustadores um para o outro; se para os brasileiros o mandarim é uma espécie de Grande Muralha, não pode ser desprezada a complexidade do português - e não apenas para os chineses.
Brasil
Nossas histórias culturas têm trajetórias radicalmente distintas: uma é milenar, sedimentada, a outra é típica do Novo Mundo, com sua jovialidade e permeabilidade às influências culturais dos mil povos que formam o Brasil. Mas quis a história que a China e Brasil se tornassem mais que grandes parceiros comerciais, parceiros estratégicos.

A química reside no fato de que ambas são economias emergentes, com grande extensão territorial e recursos; ambas têm grandes demandas de desenvolvimento e  em atingir um estado de bem-estar social; e, mais ainda, a complementariedade das duas economias faz com que Brasil e China sejam mais parceiros do que competidores no comércio internacional.


Hoje a China exporta para o Brasil uma diversificada pauta de produtos industrializados e é o maior comprador do país, principalmente commodities - soja, minério de ferro e petróleo. Neste momento, a China se esforça para aumentar sua presença no setor de infraestrutura e serviços, enquanto o Brasil busca diversificar sua pauta de exportações, principalmente mirando as oportunidades geradas pela nova e ascendente classe média chinesa, que começa a consumir produtos mais sofisticados, como na área de alimentos, por exemplo.

Texto de: Antonio C. Santomauro

Os Brasileiros precisam conhecer mais a fundo este milenar país, abaixo alguns roteiros turísticos que agrada muito todos os turistas, elaborados pela CHINATUR.

A02 – CHINA CLÁSSICA (8 DIAS / 7 NOITES) Beijing (3n) – Xian (2n) – Shanghai (2n) 

A03 – CHINA AO SEU ALCANCE (8 DIAS / 7 NOITES) Beijing (3n) – Xian (2n) – Shanghai (2n)

A09 – BEIJING SOLO (4 DIAS / 3 NOITES) Beijing (3n) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário