A linha de 360 quilômetros tem nove estações e os trens correm a uma velocidade de até 300 quilômetros por hora no período inicial.
A linha conecta o oeste com duas principais linhas norte-sul, ajudando a cortar o tempo de viagem entre o oeste e o leste.
Quando outra linha ligando Baoji, na Província noroeste de Shaanxi, e Lanzhou, na Província noroeste de Gansu, entrar na operação, os trens de alta velocidade ocorrerão diretamente de Xuzhou a Urumqi, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no extremo oeste do país.
Huang Xin, da Companhia de Ferrovias da China, disse que a conclusão dos primeiros 10 mil quilômetros levou 11 anos e dobrou em apenas três anos, enquanto está previsto para quase dobrar novamente até 2025 e atingir 45 mil quilômetros em 2030.
Em 2015, os trens de alta velocidade da China transportaram 961 milhões de passageiros, um aumento de 237% ate o número em 2011.
Com o aparecimento de trens de alta velocidade, as pessoas em Beijing e Shanghai começaram a comprar habitações perto das cidades e comutar diariamente. Li Miao vive na cidade de Langfang, na Província norte de Hebei, 55 quilômetros ao sul de Beijing, e trabalha na capital. A viagem para Beijing leve apenas 21 minutos.
Em meados de julho, dois trens à velocidade de 420 quilômetros por hora em direções opostas se cruzaram em vias paralelas, o mais rápido evento desse tipo. Nos próximos anos, os trens a velocidade de mais de 500 quilômetros por hora serão executados na linha Beijing-Shenyang, na Província nordeste de Liaoning.
Os trens-bala chineses também encontraram clientes internacionais na Indonésia, Rússia, Irã e Índia.
A construção de uma linha de alta velocidade de 150 quilômetros entre Jacarta, capital indonésia, e Bandung começou em janeiro de 2016. A linha reduzirá o tempo de viagem entre as duas cidades em cerca de dois terços.
Fonte: Agência Xinhua
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