Digite aqui o assunto que busca

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Costumes do Festival das Lanternas (ANO NOVO CHINÊS)

Durante o Festival das Lanternas, costuma-se desejar a todos uma vida brilhante e feliz para o ano que se inicia


O Festival das Lanternas é uma das cinco festas tradicionais mais importantes na China. Sempre no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar, este dia é o auge das festividades de Ano Novo e também marca o final das celebrações do Ano Novo. 


O Festival das Lanternas, ou “元宵節” (Yuánxiāojié), como é chamado em chinês, tem diversas origens. O nome em si é importante, pois se relaciona com o primeiro mês do ano, ‘yuan’, e com uma palavra chinesa antiga para noite, ‘xiao’. Quanto ao momento, a primeira lua cheia do ano ocorre no 15º dia do primeiro mês lunar.
Na China, há muitas maneiras de celebrar o festival. No entanto, as lanternas e os yuanxiao são os dois itens mais populares no dia e se tornaram os símbolos do festival.
Comendo yuanxiao
Durante a Dinastia Song (960-1279 d.C.), comer yuanxiao se tornou uma parte importante do Festival das Lanternas. O yuanxiao, também chamado ‘tangyuan’, é um pequeno bolinho de massa em forma de bola feito de farinha de arroz glutinoso ou farinha de trigo e com recheio dentro. Eles podem ser cozidos na água, cozidos no vapor ou fritos. A forma redonda do bolinho de massa simboliza a união e coesão da família.
Os deliciosos yuanxiao, um símbolo da reunião familiar, sempre servidos durante o Festival das Lanternas
Embora os tipos de yuanxiao variem de lugar para lugar, para o povo chinês, comer yuanxiao com a família reunida numa atmosfera alegre é a parte mais importante deste dia.
Desfrutando as lanternas brilhantes

Resultado de imagem para LANTERNAS NO FESTIVAL NA CHINA
Lanternas tradicionais são grandes e coloridas, muitas vezes imitando a arquitetura chinesa antiga ou arredondadas. A estrutura é geralmente feita de bambu, coberta com papel colorido ou seda.
Outras celebrações do festival
Além de comer os deliciosos yuanxiao e resolver enigmas de lanternas coloridas; em diferentes partes da China há outras atividades para comemorar o festival.
Soltar fogos de artifício: Fogos de artifício são uma parte importante deste feriado nas comunidades chinesas em todo o mundo. Acender fogos de artifício, que são principalmente destinados a produzir muito ruído, visaria a afugentar espíritos malévolos, afastando assim o infortúnio.

Resultado de imagem para fogos de artifício na china
Dança do Dragão: Chineses consideram o dragão como uma criatura sagrada. Por mais de 2 mil anos, a Dança do Dragão tem sido uma forma de dança tradicional e agora é um evento regular no Festival das Lanternas da China. Ele é realizado por um grupo de pessoas que carregam partes do dragão, da cabeça à cauda, numa linha fluida conectada.

Resultado de imagem para dança do dragão na china
Dança do Leão: A dança do leão é outra forma de dança tradicional na cultura chinesa. Nesta dança, dois artistas imitam os movimentos de um leão num elaborado traje de leão. Isso normalmente inclui alguns saltos acrobáticos e destreza admirável.

Resultado de imagem para dança do leão na china
Caligrafia: Alguns calígrafos de aldeia exibem suas formidáveis habilidades escrevendo enigmas em lanternas ou pintando quadros durante o Festival das Lanternas.Resultado de imagem para caligrafia na china
O Festival das Lanternas é considerado o festival mais recreativo ou participativo na China. Praticamente todos estão envolvidos em algum nível e poetas eminentes na história chinesa têm narrado as tradições do festival.

Resultado de imagem para festival das lanternas na china
Embora os costumes do Festival das Lanternas tenham mudado significativamente ao longo dos anos, apreciar as lanternas e comer yuanxiao continuam sendo costumes principais observados nas celebrações do povo chinês em todo o mundo.
Resultado de imagem para festival das lanternas na china

Fonte: Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário