Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

curiosidades sobre o Ano Novo chinês

O Ano Novo Chinês é o dia mais importante do calendário, em que todos se reúnem para homenagear os deuses da família assim como seus antepassados. Toda a atenção é voltada para as festas e celebrações.
Resultado de imagem para ano novo chines fogos


Veja a seguir algumas curiosidades sobre o Ano Novo chinês:
1- China segue o calendário lunar
Como o país não segue o calendário ocidental com o qual estamos acostumados, mas sim o lunar, o primeiro dia cai em uma data diferente a cada ano, porque tem como base uma combinação de movimentos lunares e solares. No entanto, o Ano Novo costuma ocorrer sempre em janeiro ou fevereiro. 
Resultado de imagem para ano novo chines fogos
2- Cada ano é marcado por um animal diferente
Os chineses relacionam cada novo ano a características de 12 animais do zodíaco: o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. 
O Ano de 2017 será o ano do Galo.
Resultado de imagem para calendario lunar chines 2017
3- É tempo de se reunir com a família
Os chineses utilizam esta época da virada do ano para se reunir com a família. No último jantar do ano os familiares se juntam para a refeição que fechará um ciclo. E no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos. 
Resultado de imagem para familia chinesa
4- Os mais velhos dão presentes aos jovens
Outro costume das comemorações do Ano Novo chinês é dar presentes aos jovens. Os mais velhos costumam dar dinheiro aos mais novos e solteiros dentro de um envelope vermelho. 
A etiqueta chinesa diz ainda que não se deve abrir o envelope na frente de quem o deu.
Resultado de imagem para envelopes vermelhos ano novo chines
5- À meia noite é tradição comer um bolinho
No ocidente existem várias comidas típicas de Reveillon, como lentilha e romã. Lá na China, no momento da virada do ano, a tradição é comer um bolinho recheado de carne do porco, conhecido aqui como guioza.
Resultado de imagem para guioza na china
6- Dia de limpar a casa
O último dia do ano é hora de fechar ciclos. Para celebrar isso, é um costume limpar a casa neste dia para afastar maus espíritos. Alguns até usam o dia para cortar o cabelo, com a mesma finalidade.
Resultado de imagem para limpar a casa  na china no ano novo
7- Cor predominante é o vermelho
Enquanto no Brasil quase todos se vestem de branco para celebrar o Reveillon, na China, a cor escolhida é o vermelho. A cor representa a fortuna e o sucesso na cultura oriental.
Resultado de imagem para ano novo chines 2014
8- A comemoração dura 15 dias
Se você acha que o carnaval já é uma longa comemoração, saiba que as celebrações do Ano Novo chinês duram mais ainda: elas só acabam no décimo quinto dia do ano, com o Festival das Lanternas, que também marca o início da primeira lua cheia do ano.
Resultado de imagem para festival das lanternas na china

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário