Hoje em dia quase tudo que se consome, que se usa e, claro, que se compra é feito na China. Sabemos que a China é a grande ‘copiadora’ e executora das grandes idéias do mundo moderno. Mas não é bem assim.
O que realmente foi inventado na China, partindo da experiência e da sabedoria desse povo milenar? Pelo que se pode encontrar existem coisas que os chineses inventaram e que fazem uma enorme diferença para a humanidade.
Papel – esse invento data de aproximadamente 2000 anos atrás e realmente mudou a vida de todos. Começaram a escrita usando o bambu, que foi precursor do papel propriamente dito. Não se sabe ao certo quando, mas os créditos são dados a T’sai Lun ou Cai Lun. A ‘tecnologia’ do papel saiu da China após a invasão dos Muslims, que persuadiram os trabalhadores a contarem o ‘segredo’ da fabricação do papel. Depois passou para as mãos dos Espanhóis, até chegar aos Estados Unidos por volta de 1600 e se espalhar de verdade pelo mundo.
Pólvora – parece que esse foi mais uma das coisas descobertas por acaso. Sabe-se da pólvora presente na história da China desde a Dinastia Tang. A pólvora era um suposto ‘elixir da vida’, que poderia transformar o usuário em imortal. Para fazer o ‘elixir’ precisavam de enxofre, carvão e salitre. Os alquimistas da Dinastia Tang começaram os experimentos com as substâncias. O resultado foi descrito num texto de meados do século IX onde dizia que ‘resultou em fumaça e chamas e as mãos e rostos ficaram queimados, bem como a casa onde eles trabalhavam.
Fonte: China Minha Vida
Gostou?????
Aguarde que vamos mostrar outras invenções chinesas nos próximos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário