Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 6 de março de 2017

Turismo - a China e seus jardins imperiais

Resultado de imagem para yuanmingyuan park

Os jardins clássicos chineses se dividem em dois tipos: jardins imperiais e privados. No norte da China, principalmente em Beijing ou na sua periferia, predominam os jardins imperiais, como o Palácio de Verão, o Yuanmingyuan e o Jardim de Veraneio de Chengde. Todos eles se caracterizam por uma suntuosidade e grandiosidade tipicamente imperiais. A maioria dos jardins privados se encontram no Sul do rio Yangtsé, dos quais, os de Suzhou são mais significativos.


Suzhou é uma cidade histórica e cultural da província de Jiangsu, no Leste chinês. Diferentes dos jardins imperiais, os privados eram residências de funcionários e comerciantes. Neles, destacam-se os montes artificiais em miniatura, quiosques, lagoas, árvores e flores. No geral, os jardins de Suzhou não são grandes, mas muito finos e delicados, que demonstram a sensibilidade paisagística de seus moradores.

Resultado de imagem para jardins imperiais da china

Os jardins de Suzhou são um primoroso legado da cultura chinesa, cuja construção remonta ao período de Dongjin (século IV). Foi nas dinastias Ming e Qing (1368-1911), que a região onde se encontra Suzhou tornou-se a mais rica e próspera da China, e tornou-se moda em construção de jardins privados entre ricos comerciantes e altos funcionários. Então, os jardins privados começaram a espalhar-se por toda a cidade. No seu apogeu, entre os séculos XVI e XVIII, totalizavam-se mais de 200 na cidade.

Resultado de imagem para jardins imperiais da china

São obras-primas que encarnam o elevado nível das moradias na região ao Sul do rio Yangtsé na época e sua influencia sobre o estilo arquitetônico das cidades sulistas chinesas.

Resultado de imagem para jardins imperiais da china

Entre mais de 60 bem conservados até hoje, mais de dez estão abertos ao público.
Os mais famosos são o Jardim de Administrador Humilde, o Jardim Liuyuan, o Jardim Wangshi e o Jardim Liuxiushanzhuang, que estão inclusos no Patrimônio Cultural da Humanidade desde dezembro de 1997.

Resultado de imagem para jardins imperiais da china

Atualmente nove jardins clássicos da cidade de Suzhou estão inclusos na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, os demais foram acrescentados em novembro de 2000, durante a 24ª Conferência sobre Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade de Suzhou sediou com sucesso em junho de 2003 a 27ª Conferência sobre Patrimônio Mundial.


Fonte: Internet

Beijing (3n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)

Beijing (3n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)

Resultado de imagem para suzhou china




Nenhum comentário:

Postar um comentário