Osaka (2n) – Kyoto (2n) – Takayama (1n) – Hakone (1n) – Tokyo (3n)
Se você for ao Japão nesta época, verá filas de árvores de cerejeira nas calçadas, carregadas de flores. Os parques com sakuras ficam lotados de visitantes que, à sombra das árvores, fazem piqueniques e admiram o espetáculo cor-de-rosa da natureza. A flor da cerejeira, Sakura em japonês é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional.
Tokyo (3n) – MT. Fuji – Kyoto (2n) – Nara
A primeira cidade a ser agraciada com as tonalidades de rosa é Tóquio. Geralmente as árvores começam a florescer na metade de abril, mas este ano, com a mudança da temperatura, floresceu antes e para quem ainda não viu, em algumas regiões, elas seguem florescendo até o final de maio.
ORIGEM
Hoje existe catalogado mais de 300 variedades de cerejeiras no Japão. A cerejeira, da família das rosáceas, gênero prunus tem origem na China e Índia e os cruzamentos, melhorias e mutações durante séculos teriam criados estas centenas de variedades. A chegada no Japão consta que é de vários séculos atrás. Consta que já no século VII o imperador SAGA em Kiyoto teria promovido nos jardins do Palácio Imperial o HANAMI (APRECIAÇÃO DAS FLORES).
Tokyo (3n) – Kamakura – MT. Fuji – Hakone (1n) – Kyoto (4n) – Nara – Hiroshima
A florada da cerejeira é um acontecimento nacional. Mais de cem milhões de japoneses aguardam o desabrochar da SAKURA com muita ansiedade. Diariamente os meios de comunicação emitem juntamente com o serviço de meteorologia as localidades de floradas. Nesta época o Japão inteiro entra em festividades para apreciar esta flor tão bela e tão fugaz que dura apenas alguns dias.
FESTEJOS
No Japão, a primavera é comemorada com muita ênfase por toda a população com seus HANAMI (apreciação das flores) ou piquenique sob a florada. Vários outros países como Brasil, Estados Unidos e outros também festejam a florada da cerejeira. Um dos maiores eventos é realizado nos Estados Unidos, Washington National Cherry Blossom Festival com seus quase 8.000 cerejeiras onde em 1912 foram plantadas as primeiras 3.000 mudas doadas pelo Governo Japonês em comemoração a amizade entre os dois países.
Tokyo (5n) – Nikko – Kamakura – Mt. Fuji – Hakone (1n) – Takayama (1n) – Shirakawa-go – Kanazawa (1n) – Kyoto (5n) – Nara - Hiroshima
O início da temporada, o período de florescimento dura de sete a dez dias. Por isso, as flores estão associadas à efemeridade. Os samurais usavam-na para representar suas próprias vidas: uma explosão de cor por um um breve período, antes de murchar e morrer.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário