A China é um país milenar, com diversos costumes tradicionais e superstições, tudo parte de uma cultura riquíssima. O país possui diversos fatos interessantes e curiosos.
Dados Gerais sobre a China
1 – A China é considerada a maior civilização contínua, com alguns historiadores datando registros de 6000 a.C. como o início da civilização chinesa. O país também possui a mais antiga linguagem escrita.
2 – A China é o 3º maior país em território (depois de Rússia e Canadá), com uma área de 9 596 961 km2. Faz fronteira com 14 países, e possui cerca de 5 mil ilhas ao longo de sua costa.
3 – Apesar do tamanho, toda a China está em um único fuso horário (UTC+8) por determinação do governo (ao contrário, seriam 5 fusos diferentes).
4 – A população chinesa é a maior população do mundo, segundo dados da estimativa de 2015, possui um total de 1.372.470.000 habitantes (em 2º lugar vem a Índia, seguida dos Estados Unidos, da Indonésia e do Brasil em 5º lugar).
5 – Existem diversos ramos da língua chinesa. Os principais grupos de dialetos são, por exemplo o Mandarim (oficial), o Cantonês (região de Cantão), Wu (região de Shanghai), Hakka (etnia Han), Xiang (região de Hunan) entre outros.
6 – A palavra “China” deriva de “Qin”, que foi a dinastia responsável pela unificação da China pela primeira vez, em 221 a.C. (Imperador Qin Shi Huang – primeiro imperador de Qin), dando início ao império mais duradouro, que duraria até o ano de 1912, quando foi estabelecida a República.
7 – A maior construção do mundo é a Muralha da China. A Grande Muralha foi construída durante várias dinastias (início em 221 a.C, após a unificação da China pelo imperador Qin Shi Huang, sendo abandonada no século XV). Possui 21.196 km de extensão (incluindo todas as paredes já construídas, mesmo que não existam mais hoje).
Invenções chinesas
1 – Existem 4 grandes invenções chinesas (四大发明): o papel, a bússola, a pólvora, e o macarrão, entre muitas outras.
2 – Os chineses inventaram as pipas (pássaros de papel), cerca de 3 mil anos atrás. Elas eram usadas para assustar os inimigos em batalha, e também para comunicação entre os batalhões de cada exército.
3 – Além disso, a China inventou o sorvete, e Marco Polo teria levado a receita com ele para a Europa. A receita original era uma mistura de arroz com leite congelado quando colocado na neve.
4 – Pelo século IV a.C., os chineses já perfuravam o solo em busca de gás natural, e o utilizavam como fonte de calor, antecipando-se à prática ocidental em cerca de 2 mil anos.
5 – Os chineses usavam o sistema decimal desde o século XIV a.C., quase 2.300 anos antes do primeiro uso conhecido pelos matemáticos europeus. A matemática chinesa evoluiu independente dos gregos, e isso é um fato muito estudado por historiadores da matemática.
6 – Os chineses produzem a seda pelo menos desde 3.000 a.C. A lenda diz que foi a esposa do Imperador Huang Di que descobriu a seda, quando um casulo do bicho da seda caiu no seu chá e se desfez na água quente, mostrando a seda.
Animais na China
Entre as curiosidades da China, podemos também citar as superstições chinesas e as crenças na sorte que alguns animais trazem.
1 – A carpa é um símbolo de força e perseverança. As escamas e bigodes do peixe lembram um dragão, que é o maior símbolo de poder na China. Os peixes tem um papel muito importante na cultura chinesa pois as palavras “peixe” e “abundância” tem a mesma pronúncia (“Yu”).
2 – O pássaro mais importante nas lendas chinesas é a fênix, que representa o poder feminino da imperatriz. As garças, pássaros graciosos, símbolo de vida longa, também são muito importantes nas lendas chinesas.
3 – Enquanto na cultura ocidental ele é tipicamente visto como uma criatura má, o dragão na China está em 1º lugar entre os 4 grandes animais da mitologia chinesa, que inclui a fênix, o tigre, e a tartaruga. O dragão é normalmente associado com o imperador.
Fonte: ChinaLink
Nenhum comentário:
Postar um comentário