Digite aqui o assunto que busca

Siga-nos por e-mail

terça-feira, 16 de maio de 2017

Fórum do Cinturão e Rota encerrado com resultados frutíferos

Xi pede renovação do espírito da Rota da Seda no banquete de boas-vindas do Fórum do Cinturão e Rota
Foto de grupo dos líderes e convidados participantes do banquete de boas-vindas do Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional em Beijing.
Beijing, 16 mai  -- A Iniciativa do Cinturão e Rota é uma "grande realização" com benefícios recíprocos, informou na segunda-feira um funcionário de alto escalão da Organização das Nações Unidas (ONU).
"É um movimento muito impressionante da China", disse Tegegnework Gettu, subsecretário-geral da ONU e administrador associado do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PDNU), durante uma entrevista à Xinhua, chamando a iniciativa de uma "plataforma criativa" que promove a abertura e permite diferenças culturais e econômicas, com o respeito pela diversidade nacional.
Fórum do Cinturão e Rota encerrado com resultados frutíferosAo destacar seu papel no desenvolvimento sustentável, Gettu da Etiópia também acredita que a iniciativa é "tanto ousada como desafiadora", e que a China deve assumir a liderança no progresso.
"O mais impressionante é o compromisso da China com uma iniciativa tão tremenda e a ser inclusiva a um grande número de países", segundo Gettu, que também participou do Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional.
A China anunciou uma ajuda no valor de 60 bilhões de yuans (US$ 8,7 bilhões) nos próximos três anos para os países em desenvolvimento e as organizações envolvidas na iniciativa.
Gettu apontou que os fundos serão inestimáveis na construção da infraestrutura, avanço na industrialização, impulso do desenvolvimento econômico e oferta de benefícios mútuos à China e às regiões ao longo do Cinturão e Rota.
Fórum do Cinturão e Rota encerrado com resultados frutíferosGettu afirmou que a iniciativa já produziu resultados enormes, citando a construção de ferrovias, rodovias e usinas hidrelétricas em países incluindo Etiópia, Quênia e Angola. "Está dando frutos."
O PDNU, com vários projetos em todo o mundo para proteger o meio ambiente, combater as mudanças climáticas, eliminar a pobreza e promover o crescimento inclusivo, tem objetivos semelhantes à iniciativa, acrescentou.
Ele espera que o fortalecimento da cooperação entre o PDNU e a China ajude a avançar o trabalho da agência.
Fórum do Cinturão e Rota encerrado com resultados frutíferos
O presidente chinês Xi Jinping, os chefes das delegações e convidados estrangeiros posam para uma foto de grupo na Cúpula da Mesa-redonda de Líderes do Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional no Centro de Convenções Internacionais do Lago Yanqi em Beijing, a 15 de maio de 2017.
Fonte: Agência Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário