Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 9 de maio de 2017

Tradição do chá na China

Resultado de imagem para tradição do cha na china

A tradição do chá na China é representada na qualidade de seus chás, que surgiram no país há 5000 anos e se destacam mundialmente até os dias atuais. Uma bebida culturalmente apreciada no gigante asiático, que atravessou fronteiras e se encontra hoje como parte dos hábitos diários em muitos outros países ao redor do globo, sendo a segunda bebida mais consumida, somente atrás da água. 





Resultado de imagem para tradição do cha na china

A importância do chá na China tem provas históricas: algumas escavações arqueológicas encontraram recipientes de chá nos túmulos da dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.), porém o chá tornou-se a bebida oficial da China durante a dinastia Tang (618 – 906 d.C.).


O chá começou a fazer parte da cultura religiosa e foi se espalhando para além dos territórios chineses, alcançando o Japão e, a partir de 1560, a bebida começou a viajar pelo mundo e conquistou diversas culturas e povos.


A Cultura dos Chás Chineses

Resultado de imagem para cerimonia do cha

Os chás chineses são de grande importância quando se consideram os costumes do país asiático, e engana-se quem pensa que são feitos apenas para se beber, para se matar a sede. Na China, a degustação do chá é algo comum, da mesma forma como é comum se degustar um vinho, por exemplo. Aprecia-se e julga-se a bebida através da cor, aroma e sabor do chá, e até mesmo da qualidade da água utilizada na preparação. A cultura dos chás para os chineses ainda vai além: pode-se ver a atividade de ingerir a bebida sob um aspecto ainda mais profundo, envolvendo uma filosofia, moralidade e exercício de “refrescar a mente”; um verdadeiro ritual cheio de significados.

Resultado de imagem para tradição do cha na china

Em alguns lugares, os chás são consumidos em xícaras sem alças. Isto ocorre por duas razões: se você consegue segurar com as mãos, isto indica que a temperatura do chá está ideal para o consumo; se você não conseguir segurar e até queimar as mãos é porque pode fazer mal.


Onde comprar os melhores chás chineses

Resultado de imagem para Tunxi Ancient Street, em Huangshan
Tunxi Ancient Street, em Huangshan, a rua mais importante para se comprar chás chineses

Huangshan é considerada a principal cidade para os amantes do chá na China, produtora de alguns dos melhores chás do país. Uma vez na cidade, procure a Tunxi Ancient Street, a rua mais importante para quem quer encontrar esses produtos.

Resultado de imagem para Pequim, a Rua Malindao
Rua Malindao - Beijing


Outros locais nacionalmente famosos na China quando o quesito é a compra de chás chineses também são: em Beijing, a Rua Malindao abriga dois blocos de centenas de lojas que vendem chás e todos os acessórios utilizados. Em Shanghai, vá ao mercado do Chá de Tianshan.

Resultado de imagem para Chá de Tianshan shanghai
Mercado do Chá de Tianshan em Shanghai


Resultado de imagem para tradição do cha na china

Fonte:  ChinaLink / Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário