Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 20 de junho de 2017

Estado brasileiro firma parceria para implantar escola bilíngue português-chinês no Piauí

A medida possibilitará a ampliação do intercâmbio com a China.

Governador recebe diretora do Instituto Confucius

O governador de Piauí Wellington Dias recebeu, nesta segunda-feira (19), no Palácio de Karnak, a visita da diretora chinesa do Instituto Confucius PUC - Rio de Janeiro, Ana Qiao Jianzhen, acompanhada do reitor da UFPI, Arimatéia Dantas. O objetivo do encontro foi firmar parceria para a implantação de uma escola bilíngue português-chinês, além do Instituto Confucius no Piauí.
A escola bilíngue será fruto de parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto de Línguas. “A implantação da língua Mandarim permitirá que estreitemos os laços com a China, que é um país amigo e que possui grande responsabilidade em todo o mundo. Poderemos aumentar o intercâmbio cultural, para o comércio, turismo, esporte e diversas outras áreas”, destacou Wellington.
Já, a implantação do Instituto Confucius terá total apoio do Governo do Estado. “É uma entidade que cuida da relação Brasil-Estados Unidos na parte acadêmica. Sua implantação no estado, unido à escola bilíngue, permitirá a abertura de muitas portas do Piauí para a China e vice-versa. A ideia é de que o instituto seja instalado na UFPI”, esclareceu o reitor Arimatéia Dantas.
Para Ana Qiao, o intercâmbio entre China e Brasil possibilita uma grande troca de conhecimentos, principalmente na área educacional. “Já temos uma escola bilíngue no Rio de Janeiro, que funciona há três anos e é um sucesso. O nosso objetivo agora é trazer para o Piauí e potencializar com o instituto, onde serão ofertados cursos, atividades culturais, além de vagas garantidas para intercâmbio de alunos que querem aprender chinês”, pontuou a diretora.
Fonte: Diário do Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário