Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 11 de julho de 2017

Cultura da China - Os guardiões de pedra das portas chinesas

Resultado de imagem para leoes guardiões na chinaTodos sabem que a China tem seus ícones na arquitetura, como os telhados protegidos por animais, as lanternas, as portas imponentes e também os leões que protegem as entradas das casas, estabelecimentos comerciais, condomínios, portais de parques e qualquer outra coisa que seja identificada como entrada! Na verdade, podemos encontrá-los, mesmo fora da China, na porta de ‘Chinatowns’, restaurantes e bancos chineses.
A grande maioria são estátuas de leões de pedra, com sua aparência majestosa e impressionante, têm o objetivo de proteger e espantar os maus espíritos. Já que lugares guardados com esses animais, com suas bocas abertas, como se estivessem rugindo, dão um ar de imponência, o que certamente traz um sentimento de temor e respeito aos que estão prestes a entrar. 
Na China, eles são tradicionalmente conhecidos como shi 狮 que significa “leão”, ou Shishi 石狮 , “leão de pedra”. No Ocidente, eles são mais conhecidos como “cães fu”. Termos alternativos incluem ‘leões da guarda’,’leões da guarda imperial’,’leões do templo’.
Foto de Rafael Dutra.
De onde surgiu essa tradição?
Resultado de imagem para Sakyamuni
Sakyamuni
Os primeiros leões de pedra foram esculpidos no início da dinastia Han, na mesma época da introdução do budismo na China antiga. Segundo a lenda, Sakyamuni, fundador do budismo, foi visto após o nascimento apontando para o céu com uma mão, para a Terra com a outra e rugindo como um leão.
Tradicionalmente, as estátuas de leões guardiões ficavam na frente de palácios imperiais, túmulos imperiais, escritórios governamentais, templos budistas, e casas dos ricos. O costume de usar leões de pedra como figuras da guarda, para decorar as portas da frente das casas comuns, foi introduzido após as dinastias Tang e Song.
E para que servem?
Resultado de imagem para leoes guardiões na chinaNa fé budista, o leão é considerado como um animal divino de nobreza e dignidade, que pode proteger a verdade e afastar os males.
Devido aos seus benefícios, que presumem ser de proteção, leões de pedra são feitos para serem colocados no portão de edifícios a fim de manter um olho em quem entra nele, afastando o shaqi 煞气 – espíritos malignos e convidando a boa sorte a entrar.

Aos pares
Leões de pedra são normalmente concebidos em pares, que consiste de um macho e uma fêmea, com o leão macho à esquerda e a fêmea à direita refletindo a filosofia chinesa de Yin e Yang.
Resultado de imagem para leoes guardiões na chinaNormalmente, o leão macho descansa sua pata em uma bola, representando o mundo, e a fêmea  acaricia um filhote brincalhão que está em sua volta. Diz-se também, que a bola simboliza a unidade do império, e o filhote a descendência próspera. Ambos os significados são muito pertinentes a cultura imperial chinesa.



Onde e como colocar os leões de pedra na porta
Resultado de imagem para leoes guardiões na china
Se eles estão colocados no interior de uma casa ou um escritório, os rostos dos leões de pedra devem estar voltados para fora. E evite colocá-los no chão, é melhor em pequenos pedestais.
Como eles são exibidos em pares por padrão, segundo os chineses, colocar apenas um vai trazer má sorte. 
Os leões de pedra mais famosos na China, estão na Tiananmen Square 天安门 – Praça da Paz Celestial, na entrada da Cidade Proibida.
Fonte: China Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário