Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de novembro de 2017

China domina lista mundial do TOP500 de supercomputadores


A China domina, mais uma vez, a nova lista dos computadores mais rápidos do mundo, não só ocupando os primeiros dois lugares do ranking, mas superando também os EUA em termos de quantidade.
De acordo com o ranking bienal do TOP500 dos supercomputadores, publicado na segunda-feira, o supercomputador chinês Sunway TaihuLight ocupa o primeiro lugar pela quarta vez, com a capacidade de computação de 93,01 petaflops.
O chinês Tianhe-2, ou Galáxia-2, ocupa o segundo lugar com 22,86 petaflops. O Tianhe-2, com base no chip Intel, liderou a lista durante três anos, até ser substituído pelo TaihuLight, em 2015, construído totalmente com processadores desenvolvidos e fabricados pela China.
O número 3 do ranking é o suíço Piz Daint, o computador mais forte na Europa. Um novo sistema no Japão, Gyoukou, ocupa o quarto lugar, contra o americano Titan, no quinto lugar.
A 50ª edição do ranking Top500 mostra que a China já superou os Estados Unidos em termos do número total de sistemas no ranking, com um rácio de 202 para 144.
Há seis meses atrás, os EUA lideravam o ranking com 169 sistemas, contra os 159 da China.
“É o maior número de supercomputadores da China na lista do Top500, com a presença dos EUA a registrar o nível mais baixo desde a criação do ranking, há 25 anos”, afirmou a entidade. 
Fonte: Diário do Povo Online
www.chinatur.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário