Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Viajando pela China - Você sabia que a culinária chinesa tem uma história de mais de 3 mil anos?

Gastronomia


O mundo da cozinha chinesa

A variedade de ingredientes e modos de confecção dos pratos fazem da cozinha chinesa uma das mais ricas do mundo. Com mais de 5000 pratos, cerca de 20 cozinhas regionais diferentes, a gastronomia chinesa assenta num fundo cultural com mais de quatro milênios. A culinária é explorada não só pela medicina, mas também por manifestações religiosas, filosóficas, poéticas e até políticas. 
Mas uma das características únicas da culinária chinesa, que se mantém há milênios, é a riqueza que advém da diversidade. Há uma enorme variedade de técnicas, de ingredientes, de sabores, de aromas, de cores. “Não há no mundo um sítio como a China”, comenta o chefe Liu, referindo-se ao sem-número de cozinhas regionais diferentes que existem no país. Uma estimativa incompleta, citada pela edição online da Rádio Internacional da China, aponta para a existência de mais de 5000 pratos típicos locais, sem contar com os pratos caseiros mais comuns.
A preparação dos alimentos, que passa por minuciosas técnicas de corte, por exemplo, é tão importante quanto a mestria usada para cozinhá-los. 
http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photography-wooden-bowl-cooked-rice-image21068677
Arroz
É a base da alimentação diária em toda a China. Isto apesar de, segundo o chefe Tam Kwok Fung, ser menos abundante na zona Oeste do país. A maior parte do arroz produzido na China provém da região do Sul.
Soja
O feijão de soja é indispensável na comida chinesa, sendo a partir dele que se produz uma série de ingredientes muito utilizados. Muito apreciado também na cozinha chinesa é o molho de soja, usado no tempero de carnes, peixe, marisco e vegetais.
Resultado de imagem para comida chinesa
Gengibre
É um dos condimentos mais comuns na gastronomia chinesa. Para melhor aproveitar as suas qualidades, deve usar-se fresco.
Resultado de imagem para comida chinesa
Cogumelos
Os cogumelos frescos, que aparecem no mercado em diferentes épocas do ano, são muito usados na cozinha chinesa os cogumelos secos: os mais conhecidos são os tung-ku, maiores, e os fá-ku, pequenos. 



Fonte: http://www.revistamacau.com/2013/06/16/o-mundo-da-cozinha-chinesa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário