Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Chinesa Didi Chuxing compra o controle da brasileira 99

A empresa de transportes Didi Chuxing anunciou nesta quarta-feira (3) que adquiriu o controle da brasileira 99. O negócio acirra ainda mais a disputa da chinesa com a Uber e sinaliza uma consolidação das empresas de transporte alternativo no Brasil e pelo mundo.
Imagem de arquivo do logo da empresa Didi Chuxing em sua sede em Pequim, China (Foto: Reuters/Kim Kyung-Hoon/Arquivo)
Logo da empresa Didi Chuxing em sua sede em Pequim, China
(Foto: Reuters/Kim Kyung-Hoon/Arquivo)
A Didi Chuxing é o maior aplicativo de transporte da China, onde é usado por 450 milhões de usuários.

O negócio ocorre um ano depois de a Didi entrar para o conselho de administração da 99. Isso ocorreu após a empresa liderar um investimento de US$ 100 milhões na brasileira. Outros investidores são os fundos Riverwood Capital, Monashees, Qualcomm Ventures e Tiger Global, além da japonesa Softbank, dona de vários negócios como a operadora de telecomunicações norte-americana Sprint.
"O Brasil é hoje o mercado de internet móvel mais rápido do mundo. Com uma transação deste porte no cenário tecnológico brasileiro, o acordo reforça a fase de crescimento da indústria de mobilidade e confirma o vasto potencial de inovação na região", destacou o comunicado das companhias, que não informou detalhes da operação.

"O investimento marca um passo significativo na execução da estratégia global da Didi. A companhia fechou parcerias com sete empresas internacionais, em uma rede que atende mais de 1.000 cidades e atinge mais de 60% da população mundial", acrescentou a nota.

A 99 e a Didi

Fundada em 2012, a 99 nasceu como um aplicativo destinado a intermediar o contato entre taxistas e passageiros. A empresa ampliou sua forma de atuação após a Uber chegar ao Brasil. À exemplo da concorrente –e do que a Didi faz na China -, passou também a oferecer corridas com carros de passeio. A empresa informa conectar mais de 300 mil motoristas a 14 milhões de passageiros em mais de 400 cidades no Brasil.
A Didi já investiu também em outras rivais da Uber, como a Ola (Índia), Grab (Cingapura), Taxify (Estônia) e Careem (Oriente Médio). A rede atual cobre mais de 1000 cidades.

Fonte: O Globo/G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário