Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 26 de março de 2018

Viagem ao Japão para assistir a floração da cerejeira com roteiro especial da Chinatur

Hanami Matsuri: 

Festival de contemplação das flores no Japão

Resultado de imagem para hanami em kyoto

Hanami Matsuri é um dos mais belos festivais do Japão, que ocorre por todo o país durante a primavera.

Contato Chinatur: (11) 3292-9240 ou WhatsApp do Diretor
Sokan (11) 98149-5847

Resultado de imagem para hanami em kyoto

O Hanami Matsuri, que significa “Contemplar as flores”, é um dos mais belos festivais do Japão e ocorre por todo o país durante a primavera. Comumente, a época de apreciação ocorre entre os meses de março e maio, embora outras regiões os festeje em janeiro, fevereiro e junho, devido à época de florada das árvores que varia de acordo com cada região.
Imagem relacionada
Na primavera japonesa, diversas espécies de cerejeiras (sakura) florescem em todo o país, onde são apreciadas tanto por japoneses como por estrangeiros, inclusive, essa estação é a que mais atrai o turismo ao Japão, onde visitantes do mundo inteiro estão em todas as regiões japonesas exclusivamente para contemplar essa flor efêmera, cuja floração acontece uma única vez a cada ano.
Resultado de imagem para florada da cerejeira em nara
Várias atividades são realizadas em torno desta árvore durante a primavera, como festivais com músicas e danças. Mas a principal atividade é, com certeza, o tradicional piquenique sob as árvores repletas dessas belas flores. A vida de uma flor de cerejeira é breve, com duração de 5 a 7 dias no máximo.
Resultado de imagem para florada da cerejeira em nara
Diz-se que a origem do Hanami remonta há mais de mil anos, quando os nobres aproveitavam a época para apreciar e escrever poemas sobre a cerejeira. Com o passar do tempo, no entanto, atradição criou outros hábitos e começou a ser praticada por todas as famílias japonesas durante o Equinócio da Primavera no Japão (Shunbun no Hi).
Resultado de imagem para florada da cerejeira em nara
Resultado de imagem para florada da cerejeira em nara
A prática do Hanami então tornou-se quase que um rito para todos os japoneses na época atual. Mediante isso, é comum ocorrer superlotação em jardins, parques, templos e tantos outros locais onde essas belas flores florescem. 
Resultado de imagem para florada da cerejeira em naraAlgunsparques aceitam até reservas, que muitas vezes são feitas com bastante antecedência. Muitos madrugam para chegar cedo aos parques e assim garantir um lugar decente para reunir a família e os amigos – a época em que as cerejeiras florescem é muito especial para o povo japonês.
No Japão, existem mais de 100 espécies de cerejeiras.  Elas variam de acordo com as cores, as folhas, o tempo de floração e a formação da árvore. Assim, comoexistem cerejeiras de várias espécies, o mesmo ocorre para o real significado do Hanami, que varia de acordo com cada pessoa. O mais poético é o simbolismo da flor em razão de sua efemeridade: “Tudo que é bom dura pouco”, diz o ditado.
Resultado de imagem para Obentô no hanami
“Obentô”
A maioria dos japoneses prefere preparar com antecedência grandes porções de “Obentô” ou simplesmente bentô, como é mais conhecido popularmente e que serefere a uma marmita de refeição única dentro de um potinho ou separada em diversos tamanhos de embalagens práticas.
O bentô tradicional contém arroz, peixe e/ou carne, e um ou mais tipos de conservas, além de legumes cozidos e frutas.Geralmente é usado um recipiente em forma de caixa onde todas as embalagens são acondicionadas.

A cerejeira está realmente entre as mais belas flores da primavera.

E conforme descreveu o poeta Motoori:
“Se alguém perguntar a você a respeito do coração de um verdadeiro japonês, apenas aponte para uma cerejeira florida brilhando sob o sol da primavera”.
Flores de cerejeiras (Foto: Flickr/Ajpscs)
Fonte: http://mundo-nipo.com/cultura-japonesa/datas-festivas/17/03/2017/hanami-matsuri-festival-das-flores-de-cerejeira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário