Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 10 de abril de 2018

Xi Jinping anuncia próximo grande passo na abertura da China

Na manhã do dia 10 de abril, o presidente chinês Xi Jinping participou da cerimônia de abertura da Conferência Anual do Fórum Boao para a Ásia 2018, tendo proferido um importante discurso.
Xi Jinping disse que, julgando de forma abrangente a tendência geral do desenvolvimento mundial, a globalização econômica é uma tendência irreversível.
Durante as últimas quatro décadas, o povo chinês estabeleceu um caminho para o socialismo com características chinesas através de uma exploração determinada com um espírito pioneiro, defendeu Xi.
Nos últimos quarenta anos, o povo chinês avançou continuamente e demonstrou a força da nação ao acompanhar o progresso dos tempos, reforçou.

"Hoje, o povo chinês pode dizer com grande orgulho que a reforma e a abertura, a segunda revolução da China, se assim preferirem, não apenas mudou profundamente o país, mas também influenciou o mundo inteiro", constatou o presidente.
Xi Jinping anunciou que a China tomará as seguintes medidas importantes para expandir a sua abertura:
1. Facilitar ainda mais o acesso ao mercado.
A China lançará várias medidas importantes durante este ano para ampliar significativamente o acesso ao mercado.
No final do ano passado, a China anunciou que seriam tomadas medidas para aumentar os limites de ações estrangeiras nos setores bancário, de valores mobiliários e de seguros.

"Vamos garantir que essas medidas sejam materializadas", disse o presidente.
A China acelerará a abertura do setor de seguros, aliviará as restrições ao estabelecimento de instituições financeiras estrangeiras na China e ampliará o seu escopo de negócios, além de abrir mais áreas de cooperação entre os mercados financeiros chineses e estrangeiros, reforçou.
No setor da fabricação, Xi disse que a China abriu já o setor com apenas um pequeno número de exceções no ramo automóvel, de construção naval e aviação.
2. Criar um ambiente de investimento mais atrativo
A China melhorará o ambiente de investimento para investidores estrangeiros, afirmou Xi.

Participe da primeira Feira Internacional de Importações da China (China International Import Expo)

"A China sempre se baseou em conceder políticas favoráveis a investidores estrangeiros no passado, mas agora torna-se mais importante melhorar o ambiente de investimento", reiterou.
Xi disse que a China completará a revisão da lista negativa de investimento estrangeiro no primeiro semestre do ano, e implementará, em todo o quadro, um sistema de gestão baseado no tratamento nacional pré-estabelecido e na lista negativa.
Paisagem de Boao em Hainan, sul da China
"Melhoraremos o alinhamento com as regras econômicas e comerciais internacionais, aumentaremos a transparência, fortaleceremos a proteção dos direitos de propriedade intelectual, defenderemos o estado de direito, estimularemos a concorrência e nos oporemos aos monopólios", enfatizou Xi.
3. Fortalecer a proteção dos direitos de propriedade intelectual
A proteção dos direitos de propriedade intelectual (DPI) é uma peça fundamental do sistema e proporcionará um maior impulso ao aumento da competitividade da economia chinesa, disse o presidente.
"Uma proteção mais forte dos DPI é uma exigência das empresas estrangeiras e, mais ainda, das empresas chinesas", explicou.
A China irá reinstituir o Escritório Estatal de Propriedade Intelectual durante este ano, por forma a intensificar a aplicação da lei, aumentar significativamente os custos para os infratores e liberar totalmente o efeito dissuasivo das leis relevantes.
"Encorajamos o intercâmbio tecnológico e a cooperação entre empresas chinesas e estrangeiras, bem como protegemos os direitos de propriedade intelectual de empresas estrangeiras na China", reforçou Xi.
Concomitantemente, a China espera que os governos estrangeiros melhorem também a proteção dos DPI chineses, disse o presidente.
4. Aumentar as importações
A demanda doméstica é a força motriz básica para o desenvolvimento econômico do país, e também um requisito inevitável para atender às crescentes necessidades das pessoas por uma vida melhor.
"Vamos tomar a iniciativa de expandir as importações", disse Xi.
O país trabalhará arduamente para importar mais produtos que sejam competitivos e necessários para o povo chinês, afirmou o presidente.
Xi disse que a China irá reduzir significativamente as tarifas de importação de veículos e outros produtos, ao mesmo tempo que fomentará a importação de produtos especiais em concordância com as demandas do povo.


Resultado de imagem para forum boao na china 2018
O país buscará também um progresso mais rápido para aderir ao Acordo de Aquisições Governamentais da OMC, reforçou Xi.
Ao mesmo tempo, a China espera que os países desenvolvidos cessem a imposição de restrições ao comércio de produtos de alta tecnologia e aliviem os controles de exportação sobre a China, de acordo com o presidente.
Abordando a primeira Exposição Internacional de Importação da China, a ser realizada em Shanghai, em novembro deste ano, Xi convidou todos a participarem no evento.

Feiras na China - Shanghai sediará em 2018 a Primeira Feira Internacional de Importação da China

Enquanto isso, o presidente demonstrou o desejo de que os países desenvolvidos cessem a imposição de restrições ao comércio de produtos de alta tecnologia e aliviem os controlos de exportação sobre a China.
Xi Jinping salientou que as medidas e iniciativas de abertura anunciadas serão colocadas em prática tão cedo quanto possível.
Através dos referidos esforços, a indústria financeira da China vai melhorar significativamente, o mercado de capitais continuará a se desenvolver de forma sustentável e saudável, a construção do sistema industrial moderno vai ser acelerada, o ambiente de mercado da China vai ser aprimorado, os direitos de propriedade intelectual serão protegidos e a abertura da China entrará numa nova fase, concluiu o presidente chinês. 
Fonte: Diário do Povo Online/Links: Chinatur

Nenhum comentário:

Postar um comentário