A figura do Dragão chinês é o significado de uma criatura benevolente que representa poder, força, nobreza e boa sorte. É uma criatura mística que apresenta características de diversos animais, como olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veador, orelhas de boi, bigodes de carpa, etc.
A figura do dragão a princípio foi utilizada como símbolo do poder imperial, era associado com abundância, sorte, prosperidade e fortuna. Sua imagem ressurgiu nas bandeiras nacionais durante a Dinastia Qing e vem sendo um grande símbolo do folclore chinês.
De acordo com as lendas chinesas, do folclore popular, há nove tipos de dragões existentes, e o Rei Dragão têm nove filhos, cada um possuindo suas próprias características. Por isso, é muito comum encontrar dragões de diferentes características ao se caminhar pela China, principalmente em pinturas e esculturas.
Há diversos tipos de dragões, mesmo que eles se pareçam muito, suas cores são diferentes, o número de dedos e gestos, e cada dragão tem um significado diferente. Por exemplo, o padrão do dragão usado na túnica de um imperador tem quatro patas com cinco dedos em cada uma, e o que era usado na veste de um membro da corte, possuía somente quatro dedos em cada pata, o que destaca a supremacia dos antigos imperadores. Até nos dias de hoje, os dragões são um símbolo muito importante na cultura chinesa, sendo representados principalmente em festivais do país.
Fonte: chinalinktrading.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário