Beijing ou Pequim? Depende da vontade do viajante. Parece que Pequim guarda os segredos da antiguidade, enquanto Beijing flerta com a modernidade globalizada. Mas está muito claro que a cultura é, ainda, fortemente oriental na China. Os chineses são bilhões de sorridentes
Beijing (3n) – Xian (2n) – Shanghai (2n) – Guilin (1n) – Guangzhou (1n)
Come-se de tudo a qualquer hora, em qualquer lugar. Barracas multicoloridas ostentam comidas de rua ligeiras. Parecem crocantes espetinhos não se sabe de que, ou bolinhos recheados de surpresas, assim como caldinhos coloridos e enfumaçados.
Sempre sorrindo, os chineses saúdam o estrangeiro que usa palitinhos no bandejão da esquina. Incentivam-no de longe.
As lojas funcionam de Domingo a Domingo, em Beijing.
Beijing (3n)
Na terra dos templos e pavilhões de nomes inspiradores. Do “Templo do Incenso para Buda” ao “Templo das Boas Colheitas” o “Templo do Paraíso”, “Pavilhão da Felicidade e da Longevidade”, “Jardim da Virtude e da Harmonia” e “Templo do Grande Sino”!!
Jardins de magnólias, pagodes multicoloridos, flor de lótus nas águas, pontes dando acesso à ilhas sob imensos lagos, telhas retorcidas em formatos e cores distintas.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)
Paredes esculpidas com 1000 budas, requintadas salas de trono embelezadas por bordados de fios de ouro, arcos, dragões nos telhados, estatuetas de fênix em pedestais, gigantes dragões de bronze, pinturas em semicírculo com efeitos tridimensionais.
Descortinam-se os portões da Cidade Proibida junto à enorme Praça Tian Men, ou da Paz Celestial.
Ocupa uma vasta área e possui cercas trabalhadas em mármore. Ainda hoje, tem o ar solene de uma Cidade-Estado. O sol quente penetra as alamedas com poucas árvores e, aos tetos ornados em ouro, somam-se os muros e casas vermelhas. Ao longe, as pessoas parecem pequenas formigas sumindo na imensidão das escadas e pontes.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Shanghai (2n)
Tudo parece grande em Beijing. Os quarteirões são gigantes. A quantidade de bicicletas circulando é fenomenal. Existem as avenidas, as ruas e as ruas de bicicletas, todas convivendo no mesmo espaço.
Fontez; http://curiosidadesdeviagens.blogspot.com
Informações diversas sobre a CHINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário