Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de julho de 2018

China em estatísticas: geográficas, étnicas e históricas - Parte I

Imagem relacionada

É perceptível por quem resolve investigar e estudar a China o quanto aqui no ocidente desconhecemos suas história. Via de regra, emitimos opiniões a partir de informações do século passado, indelevelmente marcado pelo regime comunista de Mao Tsé-tung. 

É compreensível que não a conheçamos. Os chineses certamente também desconhecem a nossa. Talvez saibamos tão pouco da história chinesa quanto os chineses sabem da nossa. É natural. Porém, nestes tempos de mundo globalizado, no momento em que a China já é a segunda economia do mundo, com fortes indícios de vir a ser a primeira, começa a se tornar indispensável um olhar mais atento para essa imensa nação que tem um quinto da população mundial.




Pelo notável crescimento contínuo que registra por três décadas seguidas, sinalizando que assim há de continuar, ainda que num grau menor, por um bom tempo, fato sem precedentes na história do mundo, a China merece atenção crescente. Alguém disse: "hoje podemos ter qualquer opinião ou posição em relação à China, menos a indiferença"



Fonte: 
 Carlos Pinent é formado em Engenharia Mecânica, especializado em Estatística e Métodos Quantitativos, mestre e doutor em Educação. Em 40 anos de trabalho docente, de extensão e de pesquisa nas universidades UCS, PUCRS e UNISINOS, produziu artigos e capítulos de livros nas áreas de ensino e epistemologia. Aposentado, seduzido pela China, dedicou-se ao estudo da civilização chinesa e escreveu este seu primeiro livro, uma introdução à História da China.
www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário