O Palácio de Potala, em Lhasa, capital da Região Autônoma do Tibete, abriu uma sala de exposições onde os visitantes podem adquirir produtos culturais inspirados por tesouros alojados no complexo, um sítio do patrimônio mundial da UNESCO.
Disponível no novo espaço estão cópias vívidas de relíquias de muito tempo atrás, como uma mandala dourada de bronze da Dinastia Ming (1368 -1644), pinturas Thangka, artigos de porcelana, incenso tibetano, contas Budistas, e outros itens.
O Palácio de Potala, que cobre 130.000 metros quadrados, é a maior e mais bem preservada estrutura palaciana do Tibete. Com uma história de 1300 anos, o complexo, compreendendo os palácios brancos e vermelhos com edifícios auxiliares, é construído na Montanha Vermelha de Lhasa.
O novo salão de exposição está localizado no sopé da montanha vermelha dentro de uma caverna antiga.
O item mais popular é um modelo do Palácio de Potala, disponível em três tamanhos, disse Liao Shiqin, chefe do novo espaço da exposição.
No dia de abertura do salão de exposição no sábado, as autoridades locais, bem como os escritórios de gestão do Palácio de Potala e Norbulingka, outro palácio antigo, forneceram livros gratuitos e apresentaram relíquias culturais aos visitantes. Canções populares tradicionais e danças foram apresentadas para o público.
Fonte: Diário do Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário