Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Residencias chinesas - Tulous de Fujian A habitação comunitária do povo hacá

O tulou costuma ser construído contra uma montanha, com um layout bem definido, que o torna quente no inverno e fresco no verão

O tulou de Fujian é um tipo de moradia rural chinesa única dos hacá, povos das áreas montanhosas do sudeste da Província de Fujian, na China. Geralmente uma construção grande e fechada, suas estruturas são feitas de terra compactada, misturada a pedra, bambu, madeira e outros materiais eventualmente disponíveis, formando uma grande edificação fortificada. Construídos principalmente pelos povos hacá de Fujian, costumam ser conhecidos como tulous hacás.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Xiamen (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)

As construções em terra têm longa história, e sua emergência está intimamente associada às antigas migrações em larga escala em direção ao sul dos povos das Planícies Centrais. Esses povos do norte da China, pressionados por fatores como guerras, agitações sociais e desastres naturais, deslocaram-se para o sul em grande número, e muitos deles chegaram à atual província de Fujian.
Resultado de imagem para tulous em fujian
A estrutura das construções tulou varia, mas os formatos mais comuns são o circular, o semicírculo, o quadrado, o quadrangular e o pentagonal ou de pá. O espaço interno, delimitado por esguios elementos em madeira, é aberto para um pátio central. Os quartos padrão são abertos e levam em consideração o fator habitabilidade, que configura cada espaço independente de modo a prover um ambiente adequado à vida, refletindo também a harmonia entre o homem e a natureza.
Xiamen (2n) – Yongding (1n) 

Resultado de imagem para tulous em fujian
Há cerca de 3 mil tulous de Fujian distribuídos principalmente pelo condado de Yongding em Longyan, pelo condado de Nanquim em Zhangzhou e pelo condado de Hua’an da província de Fjian. Localizado na aldeia Dadi do condado de Hua’an, o tulou Eryi Lou, conhecido como o “Rei dos tulous” e como um “Tesouro Nacional”, é um destacado representante do antigo tulou circular da China. Como bem preservada e protegida relíquia cultural-chave do país, é famoso por seu grande porte. Em 6 de julho de 2018, os sítios tulou de Fujian foram acrescentados ao Patrimônio Mundial da Unesco.
O tulou hacá de Fujian é considerado uma joia da civilização oriental, um estilo único e incrível de edificação residencial rural no mundo, e um dos destaques da arquitetura chinesa antiga. Ele se destaca no âmbito dos projetos arquitetônicos residenciais por sua longa história, seu estilo singular, o grande porte e a sua estranha presença estrutural.

Fonte: china hoje


Nenhum comentário:

Postar um comentário