Porto é uma cidade imperdível para quem visita Portugal. Tem um clima especial, o rio Douro embeleza a cidade, a incrível e enorme ponte D. Luís, o vinho do Porto e todas as suas variações, além de uma culinária deliciosamente rica.
Livraria Lello História
A história da livraria é antiga e remonta ao ano de 1881. José Lello se mudou para Porto e abriu a sua primeira livraria e editora com o seu cunhado. Após a morte do cunhado, José Lello constituiu sociedade com seu irmão, Antônio Lello, e surgiu a José Pinto de Sousa Lello & Irmão.
O amor que os irmãos Lello tinham pelos livros e pela cultura deu origem a edições especiais, com números reduzidos de exemplares, produzidos na editora. Então, a editora e livraria foi se tornando cada vez mais importante para a cidade.
Em 1906, foi inaugurado o espaço da livraria onde ela ainda se encontra hoje, e qual podemos visitar. Em 1919, passou a se chamar Livraria Lello & Irmão.
Arquitetura
A Livraria Lello também se destaca pela arquitetura do seu prédio. O responsável por essa arquitetura, foi Francisco Xavier Esteves, que estudou na Academia Politécnica do Porto.
Na fachada, de estilo neogótico, destacam-se duas figuras, que simboliza a Arte e a Ciência. Olhando para a frente do prédio, podemos ver do lado direto uma figura segurando um dos símbolos da antropologia, que representa a ciência. Já do lado esquerdo, podemos ver uma figura segurando uma escultura, que representa a arte.
Parte interna da Livraria
O ambiente interno da livraria é incrivelmente lindo e muito detalhado. Logo que se entra é possível ver espalhados pela sala, bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como: Eça de Queiros, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, entre outros.
Mas o que mais chama a atenção de todos que entram na livraria é a escadaria.
O vitral que mede 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, também se destaca no teto do segundo andar da Livraria Lello. Entrelaçado com o símbolo dos irmãos Lello está a escrita “Decus in labore”, que significa dignidade no trabalho.
Uma das livrarias mais bonitas do mundo
Não é à toa que a Livraria Lello é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo. Pessoalmente, a livraria é ainda mais linda que pelas fotos. Sem dúvida, é um dos pontos turísticos imperdíveis em Porto.
A livraria abre diariamente das 9:30 às 19:30.
A entrada custa 5 euros por pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário