Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

O que fazer em Taiwan: dicas para viajar pela “Ilha Formosa”

 


Taiwan também é conhecida até hoje como “Ilha Formosa“, nome gentilmente dado pelos portugueses que passaram por lá no distante ano de 1542. Os exploradores lusitanos fizeram questão de batizar o território nos mapas destacando a maior de suas qualidades: uma beleza tropical, autêntica e inesquecível.


Com 36.193 km², Taiwan é pouco menor que a Ilha de Marajó. Possui um território bem conectado por voos curtos e trens-bala que chegam até 300 km/h, possibilitando cruzar o país de Norte a Sul em menos de 2 horas. A Costa Oeste é onde concentram-se as maiores cidades e principais atrações, enquanto a região Central e a Costa Leste é quase toda preservada e preferida pelos amantes da natureza.


Taipei


Equilibrando tradições orientais e influências ocidentais na medida certa, a capital Taipei é repleta de templos, torres e mercados locais que parecem ter saído de cenários dos filmes de Bruce Lee. Embora seja uma metrópole gigantesca, também é famosa por sua população simpática, transporte público eficiente e ruas sempre seguras, mesmo à noite.


Comece o dia visitando a Praça da Liberdade (由广场), com seus incríveis 240.000 m² que homenageiam a transição democrática de Taiwan. A estrutura é o portão de entrada para o Memorial Nacional Chiang Kai-shek (國立中正紀念堂), principal atração para quem deseja conhecer melhor a história do país. O interior da construção guarda um interessante museu.

Memorial Nacional Chiang Kai-shek

Arcos da Praça da Liberdade (自由广场), portão de entrada para o Memorial Nacional


Parte do Memorial é dedicada a Chiang Kai-shek, líder político de Taiwan logo após o corte de relações com a China continental. A imensa estátua de bronze é do tamanho do respeito que os taiwaneses possuem até hoje pelo nacionalista, que sempre defendeu a soberania da ilha. Uma curiosa troca de guardas é realizada de hora em hora e vale a pena acompanhar.

A saída aos fundos do Memorial ainda reserva um panorama da cidade, com a torre Taipei 101 (臺北101) sempre presente no horizonte. Com 509 metros, esse já foi considerado o edifício mais alto do mundo até 2010.


Saída do Memorial, com vista para a torre Taipei 101

Explore Taipei sem grandes pretensões. Entre shoppings, becos e museus, você pode acabar se deparando com belos parques, como o 228 Peace Memorial Park (二二八和平公園), originalmente criado em 1900 durante o período colonial japonês.

Estátua de Confúcio

Fonte: melhoresdestinos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário