Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Saiba como é comemorado o Natal em vários países da Ásia

 Nos países ocidentais, a comemoração cristã do nascimento de Jesus é muito comum, mas como o dia 25 de dezembro é comemorado nos países asiáticos? Pensando em sanar a curiosidade dos nossos leitores, selecionamos alguns países com tradições bastante diferentes do Natal que conhecemos.


TAILÂNDIA

As ruas são decoradas com estátuas gigantes de Papai Noel (e quanto mais luz, melhor!) e nem mesmo os elefantinhos escapam do gorro vermelho. A data em si não tem muito apego religioso e a temperatura nessa época gira em torno dos 20 graus, mas já que reproduz o estilo à la norte-americano, todas as lojas tocam músicas típicas natalinas. Por outro lado e por influência chinesa, o país também é decorado com enfeites do animal do ano, que represente o calendário chinês. O dia é considerado romântico, por isso mais aproveitado por casais de namorados.


JAPÃO

O Natal nunca teve muita importância religiosa no Japão, país com pouquíssimos cristãos. É importado com valor comercial para impulsionar as vendas da época. As cidades são preenchidas com decorações natalinas e muitas, muitas luzes, principalmente em pontos turísticos e com grande circulação de pessoas. As famílias japonesas costumam celebrar o dia com frango do KFC e o tradicional bolo de creme com morango. A data também é considerada um Dia dos Namorados fora de época, com restaurantes lotados de casais trocando presentes.


FILIPINAS

Oposto ao Japão, nas Filipinas, essa é a data mais esperada do ano. A temporada natalina chega a durar 4 meses (são os meses do ano que terminam em ‘ber’, no inglês: September, October, November e December). Apesar do comércio existente, o aspecto religioso é muito forte e impressiona qualquer um. A tradição mais comum do país é a Simbang Gabl, simba = igreja, gabi = noite, que começa no dia 16 de dezembro. São 9 dias de missa, realizadas até em shopping centers, já que a quantidade de fiéis muitas vezes não cabe nas igrejas. Em San Fernando, capital do Natal, é realizado o Festival das Lanternas Gigantes, onde 11 vilarejos disputam para ver quem constrói as lanternas mais criativas.


ÍNDIA

São poucos os que realmente conhecem o significado do Natal. A grande maioria dos indianos enxerga o Natal como uma época em que os lugares são decorados para agradar os turistas. Quem celebra com bastante fervor o nascimento de Jesus são os cristãos, que costumam enfeitar suas casas com bananas e folhas de manga, além do clássico presépio. É um dia para servir a igreja e aos pobres, estar perto dos familiares e trocar presentes. Para os não cristãos, é apenas mais um dia de trabalho.


INDONÉSIA

Até 2010, 87% da população indonésia era muçulmana. Sendo assim, o feriado só é atrativo para a parcela da população que é cristã. Para estes, existem diversas celebrações e cerimônias com comidas regionais. Pequenos espaços dentro de shoppings de classe alta são os únicos lugares onde é possível observar decorações natalinas como as que conhecemos. 


CHINA

Com o país focado no Ano Novo Chinês, a data festiva ainda vem sendo incorporada nas grandes cidades aos poucos. Muitos ainda desconhecem o verdadeiro significado deste feriado, já que menos de 10% da população chinesa é cristã. Para estes, a comemoração segue normal: as famílias se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus e partilhar de um delicioso jantar, com suas casas enfeitadas com flores, lâmpadas e outros enfeites de papel. Como em alguns outros países asiáticos, as decorações tomam conta das ruas, com intenção de alavancar as vendas, já que existe a troca de presentes entre pessoas próximas. O Natal para eles é uma mistura de Halloween (sim, há decoração de Halloween) e Dia das Mães/Pais/Crianças/Namorados.


Fonte: revistakoreain.com.br

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário