Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 22 de abril de 2021

A rica culinária chinesa

 


A culinária da China é conhecida pela riqueza de detalhes, sabores, textura e cores. São comuns os pratos que misturam doce e salgado, agridoce e picante. Para os chineses, comer é um ato sagrado. Os momentos em família costumam ser marcados por refeições onde a comida possa ser compartilhada. Comer bem é um dos segredos da longevidade, de acordo com a tradição do país.

Por ser um país de dimensões continentais, a China abriga mais de cinco mil tipos de pratos espalhados por todas as regiões. Apesar de toda a diversidade, as técnicas para cozinhar costumam ser as mesmas. A utilização da panela wok é uma delas: o modelo suporta temperaturas altas e garante cocção rápida dos alimentos e preservação de seus nutrientes.
Pato de Pequim – Pekin Duck | China na minha vida
Pato de Pequim

Entre os pratos mais famosos da culinária chinesa está o “Pato à Pequim”. O primeiro documento histórico que descreve a iguaria foi “Receitas Completas de Comidas e Bebidas”, escrito em 1330 durante a Dinastia Yuan. A carne é fervida e assada, e é servida em tiras com molho agridoce e crepes bem finos. Estima-se que o consumo desse prato em Pequim seja em torno de 3.000 por dia!
Arquivos camarão à moda de Xangai - China Link Trading
Camarão à moda Shanghai

O camarão é muito apreciado pelos chineses. O “Camarão à moda de Shanghai” é um prato feito com a espécie cinza. Costuma-se temperá-lo com sal, pimenta-do-reino e amido de milho. Depois de frito e escorrido, é refogado rapidamente em fogo alto com saquê chinês e cebolinha verde.
Como fazer lamen japonês | Receita | Receitas, Receitas orientais ...
Lamem
Apesar de ter se popularizado no Japão, o Lámen tem origem chinesa. O caldo é a alma do prato: é feito a partir do cozimento lento de carnes, ossos e temperos. O preparado aromático e cheio de sabor é adicionado ao macarrão, à carne – porco, camarão ou frango, e outros ingredientes. Cada restaurante tem sua própria forma de montagem do prato.
Yakissoba
No Brasil, um dos pratos chineses mais conhecidos é o Yakissoba. Semelhante a um lámen com menos caldo, o prato é composto por macarrão refogado com legumes e carnes. Assim como em seu país de origem, o yakissoba pode ser facilmente encontrado para consumo em diversos locais públicos.
Receita de Frango xadrez, enviada por Priscila Santana - TudoGostoso
Frango Xadrez
O Frango Xadrez é outra iguaria chinesa muito popular entre os brasileiros. Acredita-se que tenha surgido na província de Sichuan no final da Dinastia Qing (1644 – 1912) em homenagem ao governador Gong Bao. Seu nome original, Gong Bao Ji Ding (pedaços de frango de Gong Bao), sofreu erros de tradução e ficou conhecido como “Frango Xadrez” no Brasil. Na versão sichuanesa, o frango marinado é refogado com pimentões, pimentas, legumes e amendoim.
Rolinho Primavera | Receitas Gshow | Gshow
Rolinho Primavera
O rolinho primavera teve origem durante a celebração do Ano Novo Chinês, também conhecido como “Festival da Primavera”. As primeiras versões eram feitas com vegetais frescos da colheita da estação. Sua cor dourada simboliza prosperidade e riqueza para o novo ano. Tradicionalmente é servido com molho agridoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário