Vai viajar para Hong Kong e pretende usar o metrô da cidade? Pode ficar despreocupado, pois o metrô de Hong Kong é certamente o mais fácil que você vai usar na vida. Da compra das passagens, acesso às estações, organização e limpeza, o metrô de Hong Kong.
O metrô de Hong Kong, oficialmente chamado de MTR – Mass Transit Railway, tem 12 linhas com 155 estações que conectam o Aeroporto Internacional de Hong Kong a Ilha de Hong Kong e vai além, até Shenzhen, na China continental.
A linha azul escura (Island Line) e a vermelha (Tsuen Wan Line) são as mais usadas pelos visitantes, pois elas cobrem a maioria dos pontos turísticos.
Adote o metro como transporte oficial para conhecer Hong Kong. Transporte público é algo bem abundante na cidade, além do metrô, tem os trens de superfície, ônibus, trams e ferrys.
COMO USAR O METRÔ DE HONG KONG
Comprando o bilhete
No metrô de Hong Kong o valor da viagem é cobrado de acordo com o trecho percorrido e você pode comprar o Single Ticket, que vale para aquela viagem específica ou o Octopus Card, que é um cartão recarregável, onde eu explico melhor abaixo:
Single ticket
Comprar o Single Ticket é muito fácil, em todas as estações a gente encontra várias máquinas de venda automática.
O processo é muito simples, no painel da máquina existe um grande mapa da rede, basta tocar na estação de destino, a máquina vai exibir o valor do bilhete (como padrão aparece o preço para passageiros adultos, se tiver criança basta selecionar este tipo de bilhete), fazer o pagamento em moedas ou notas e pronto.
Octopus Card
Quem vai usar muito o sistema de transporte público de Hong Kong, o Octopus Card é uma boa opção, pois ele vale para o metrô, trem, trams, ônibus e ferrys.
O Octopus Card é vendido nos balcões de atendimento nas estações, os funcionários falam vários idiomas, incluindo o inglês.
Quando os créditos acabarem, basta recarregar o Octopus Card em uma das máquinas específicas nas estações.
Usando o metrô
Para acessar as plataformas a gente precisa inserir o cartão na catraca e ele é devolvido em seguida. Ao desembarcar, a gente precisa inserir novamente o cartão e se for o Single Ticket, o cartão fica retido na máquina.
Quando se encontrar dentro das estações é muito simples, tudo bem sinalizado tanto nas estações simples ou nas de integração entre as linhas.
As estações são enormes e todas tem muitas saídas nomeadas a partir da letra “A” e vale sempre se informar sobre qual saída é a mais próxima do ponto turístico que pretende visitar, pelo aplicativo para celular do metrô de Hong Kong ou nos mapas nas estações.
O metrô de Hong Kong funciona das 6h à 1h da manhã.
Fonte: vounajanela.com/china/
Nenhum comentário:
Postar um comentário