Viajar pela China com o trem de alta velocidade rápido, seguro, confiável e confortável está se tornando cada vez mais popular entre os viajantes, como uma nova maneira elegante de explorar a magnífica cultura e os cenários deslumbrantes da China.
Atualmente, a maioria dos principais destinos turísticos da China, como Beijing, Xian, Shanghai, Chengdu, Guilin, Hong Kong, Guangzhou, etc., podem ser alcançados com facilidade por trens de alta velocidade.
Dona da segunda maior rede ferroviária do mundo, com mais de 121 mil quilômetros, a China facilita o deslocamento do turista. De uns tempos pra cá, então, a coisa tem ficado cada vez mais simples. É que o boom econômico resultou na ampliação das linhas e estações e fez com que o país se tornasse também a maior referência em trens de alta velocidade no planeta, trens confortáveis, rápidos e pontuais.
Os principais tipos de trem na China
G – Os melhores que você pode pegar. Eles viajam a até 350 km/h e são modernos e confortáveis. Essa categoria se divide em duas: os trens de alta velocidade mais antigos e, até o momento, mais comuns, são os chamados “hexiehao”. E há os melhores de todos os trens chineses, chamados de fuxinghao, que foram lançados em 2017. Esses trens alcançam 400 km/h e têm comodidades como rede de wi-fi e mais espaço entre as cadeiras.
D – Também rápidos: 250 km/h.
C – Viajam a uma média de 200 km/h e são muito comuns em trechos menores.
Z – 160 km/h e paradas apenas em grandes estações (ou sem paradas entre o local de partida e o de destino).
T – Trens que atingem 140 km/h.
K – Os mais lentos da turma – apenas 120 km/h.
Os trens G, D e C são considerados de alta velocidade; os trens Z, T e K são os normais. E há outras diferenças. A mais importante delas é o banheiro: nos trens do primeiro grupo existe a versão ocidental; nos do segundo apenas o banheiro chinês, ou seja, o buraco no chão.
Todos os trens, independente da categoria, têm vagão-restaurante e água aquecida para o noodles. Dá para comprar comida no trem, mas a maioria dos chineses leva um pacote de casa e usa a água para aquecer a marmita.
As classes dos trens chineses
As classes disponíveis variam de trem para trem. A sleeper, por exemplo, só está disponível nos trens Z, T, K e D, em viagens noturnas. O valor dos tickets, claro, acompanha o conforto disponível.
Nos trens de alta velocidade (G, D e C)
Business Class – A mais cara e confortável – está disponível apenas nos trens-bala tipo G. As cadeiras costumam estar distribuídas de três em três, no esquema de ônibus leito, duas de um lado e outra isolada, separadas pelo corredor. Cada assento reclina totalmente, virando uma cama. Os vagões têm TV e esse ticket costuma dar acesso a uma sala VIP nas estações, quando o serviço existe.
Superior Class – As cadeiras também seguem o esquema 2×1. Elas reclinam bastante, mas não deitam, e há espaço razoável para o passageiro.
First Class – Tem quatro cadeiras por vez, duas de cada lado do corredor. O serviço inclui um pequeno travesseiro e cada assento tem um descanso para os pés.
Second Class – Tem cinco cadeiras por vez, três de um lado e duas do outro.
Cabine da Second Class, na viagem entre Shenzhen e Guilin
Soft Sleeper – Os vagões mais antigos estão separados em cabines com quatro camas cada, no formato beliche, duas de cada lado. Nos mais modernos a disposição das camas muda: estão em pares e paralelas ao corredor, uma acima da outra, sem cabines. Há tomadas para carregamento de eletrônicos e até pequenos televisores. Inclui travesseiro e roupa de cama.
Deluxe Soft Sleeper- A mesma lógica, mas com apenas duas camas, uma acima da outra, por cabine. A porta da cabine pode ser trancada e há ainda um sofá e uma mesinha, além de banheiro particular. Estão disponíveis apenas em alguns trechos e as cabines são mais modernas nos trens de alta velocidade. Inclui travesseiro e roupa de cama.
Nos trens comuns (Z, T e K )
Hard Seat – Tickets baratos, mas a segunda opção mais desconfortável disponível. Os vagões não têm ar-condicionado e costumam estar lotados, com gente viajando em pé no corredor. Três cadeiras de um lado e duas do outro.
Soft Seat – Duas cadeiras de cada lado, ar-condicionado e ninguém viajando no corredor. Tickets um pouco mais caros.
Hard Sleeper – Cabines com seis camas, três de cada lado, mas sem divisória para o corredor. Durante o dia as camas do meio e do topo são fechadas e todo mundo viaja sentado na cama de baixo, que vira um banco. À noite as camas são armadas. O espaço entre os treliches é pequeno: quando armadas, não dá para ficar sentado, apenas deitar. Inclui travesseiro e roupa de cama.
Soft Sleeper – Apenas quatro camas por cabine, dois beliches de cada lado. São mais confortáveis e as cabines têm portas.
Deluxe Soft Sleeper – Duas camas por cabine, uma acima da outra. A porta pode ser trancada e há ainda um sofá e uma mesinha, além de banheiro particular.
Standing Ticket – Você não tem um assento e vai viajar em pé no corredor do vagão do hard seat, mas pagando o mesmo que um passageiro que comprou assento.
Comida e utilidades
Todo trem tem um vagão-restaurante. Um carrinho com comidas e bebidas e até sorvetes passa de tempos em tempos, mas os preços são um pouco mais elevados do que na estação.
Comida vendida no trem (também tem lanches, bebidas e até sorvete da Häagen-Dazs)
Leve agasalho, pois o ar-condicionado costuma ser forte, e papel higiênico (só por precaução). Não jogue o ticket fora após o embarque, já que fiscais vão pedir a documentação novamente durante a viagem. Além disso, você precisará do bilhete para passar por uma catraca na saída da estação de destino.
Bagagem
Não há restrição para bagagem, mas o espaço é limitado. Malas menores podem ficam no compartimento acima das cadeiras; malas maiores ficam no bagageiro, na entrada da cabine. Se quiser garantir espaço, chegue mais cedo e entre na fila antes dos outros passageiros. Fique atento aos avisos sonoros e ao nome da sua estação de destino, caso ela não seja a última da linha.
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